Como saber se eu tenho descendência italiana?

Índice

Como saber se eu tenho descendência italiana?

Como saber se eu tenho descendência italiana?

No Brasil, somos em milhões de brasileiros descendentes de italianos. Logo, já nos perguntamos como saber se eu tenho descendência italiana? A seguir, veja algumas dicas que vão lhe auxiliar a encontrar a resposta desta pergunta. Um primeiro indicativo pode ser o seu sobrenome.

Como saber se meu sobrenome tem direito à cidadania italiana?

Não é preciso que você carregue o sobrenome do seu antepassado italiano para ter direito ao reconhecimento da cidadania italiana. A transmissão da cidadania italiana por descendência é regida pelo direito jus sanguinis - direito de sangue.

Como iniciar as buscas para a cidadania italiana?

“O início das buscas dos documentos necessários para a cidadania italiana começa com informações extraídas dos familiares, principalmente, os mais antigos. É necessário saber as datas, os locais, os nomes das pessoas para então contatar os locais onde possivelmente estão arquivadas as certidões.

Por que você quer solicitar o reconhecimento da cidadania italiana?

Já deu para imaginar onde vamos chegar com isso, não é mesmo…? Pois é, se você pretende solicitar o reconhecimento da cidadania italiana porque possui antepassados que nasceram na Itália (a chamada “cidadania ius sanguinis”), é muito importante descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro.

Por que você não pode passar o direito à cidadania italiana?

Em termos legais, portanto, ele não pode passar o direito à cidadania italiana para seus descendentes – e isso é uma má notícia para muitos brasileiros! Vamos aprender abaixo a descobrir se seu parente italiano se naturalizou brasileiro, o que são a CNN e a CPN e quais passos seguir para assegurar seu direito à cidadania na Itália.

Postagens relacionadas: