Qual o Código de Situação Tributária?

Índice

Qual o Código de Situação Tributária?

Qual o Código de Situação Tributária?

O código de Situação Tributária é composto de três dígitos na forma ABB, onde o 1º dígito deve indicar a origem da mercadoria ou serviço, com base na Tabela A e os 2º e 3º dígitos a tributação pelo ICMS, com base na Tabela B.

Como saber o CST de um produto pelo NCM?

Como descobrir o código CST de um produto Para descobrir, basta seguir estas indicações: · São as tabelas A e B, junto aos seus complementos que determinam a composição do código CST; · É comporto por 3 dígitos; · O primeiro digito é encontrado na tabela A, que indica qual a origem da mercadoria.

O que significa CST de um produto?

CST é a sigla para Código de Situação Tributária e deve ser informado de acordo com a aplicação da tributação da mercadoria ou serviço.

O que é CST 000 na nota fiscal?

CST 000 quer dizer, Tributada Integralmente. Para calcular este ICMS é simples, basta multiplicar a base de cálculo pelo alíquota estabelecida.

O quê CST 500?

500 ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação - Classificam-se neste código as operações sujeitas exclusivamente ao regime de substituição tributária na condição de substituído tributário ou no caso de antecipações.

O que é código 102 CST?

102 Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito - Classificam-se neste código as operações que não permitem a indicação da alíquota do ICMS devido pelo Simples Nacional e do valor do crédito, e não estejam abrangidas nas hipóteses dos códigos 103, 203, 300, 400, 5.

Como calcular a substituição tributária de um produto?

Neste exemplo de como calcular substituição tributária de um produto vamos usar os seguintes valores: (valor do produto + valor do IPI + frete + seguro + outras despesas acessórias – descontos) x 1+ (% MVA/100) Como fica a emissão de notas fiscais?

Qual a necessidade do Código de Situação Tributária?

A sigla CST é dada para o Código de Situação Tributária. Ele necessita, exclusivamente, estar inserido na emissão de qualquer nota fiscal. Mas qual a necessidade disso? Ele existe para que você consiga identificar a origem e a procedência do produto.

Por que a tributação ocorre corretamente?

Por meio destes códigos pré-definidos, a Federação consegue saber exatamente a movimentação que cada produto teve no país e também, de que forma ele chegou em solo nacional. Desta forma, a tributação ocorre de forma correta, sem o risco de erros.

Qual a previsão de substituição tributária?

E tal previsão de substituição tributária, aplicável em operações originadas em São Paulo com destino a Minas Gerais, não será aplicável se o Estado de destino for o Rio de Janeiro, por exemplo. A Margem de Valor Agregado – MVA, utilizada no cálculo da substituição tributária, também se altera em face de características do produto.

Postagens relacionadas: