Como calcular a quantidade de tomadas em um ambiente?
Índice
- Como calcular a quantidade de tomadas em um ambiente?
- Como calcular a quantidade de tomadas por cômodo?
- Como calcular tomadas de uso específico?
- Como dimensionar uma tomada?
- Quais são as tomadas de uso específico?
- Qual a quantidade de tomadas para uma área de serviço?
- Qual a quantidade de tomadas para uma área de 6m2?
- Qual o ponto máximo de tomadas de um ambiente?
- Como calcular a quantidade de tomadas?
Como calcular a quantidade de tomadas em um ambiente?
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
Como calcular a quantidade de tomadas por cômodo?
Confira abaixo como deve-se efetuar os cálculos:
- Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada;
- Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto;
Como calcular tomadas de uso específico?
Em cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos: um ponto de tomada para cada 3,50m (ou fração) de perímetro do cômodo. Nos demais cômodos, um ponto de tomada para cada 5,0m (ou fração) de perímetro. Se a área do cômodo for inferior a 6,0m2: pelo menos um ponto de tomada.
Como dimensionar uma tomada?
Condições para se estabelecer a potência mínima de pontos de tomadas de uso geral: - Nos banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, área de serviço, lavandeira e locais semelhantes: Deve se prever o mínimo de 600 Volt-Ampere por ponto de tomada, até 3 tomadas. Atribuir 100 Volt-Ampere para os pontos excedentes.
Quais são as tomadas de uso específico?
TUE: Tomadas de Uso Específico São chamadas de específicos os pontos de tomada que alimentam uma corrente nominal superior a 10A. A carga desse ponto de tomada deve ser a carga do equipamento que será utilizado no local. São destinadas a ligação de equipamentos fixos e estacionários.
Qual a quantidade de tomadas para uma área de serviço?
Ou seja, um local com 6 metro de perímetro que for uma área de serviço terá a seguinte quantidade de tomadas: Sendo assim essa área de serviços devemos prever ao menos 2 tomadas, ou seja, sempre arredondados os valores para o próximo acima.
Qual a quantidade de tomadas para uma área de 6m2?
Locais com área ≤ 6m²: Ao menos 1 tomada; Locais com área > 6m²: 1 tomada a cada 5m ou fração do perímetro, com tomadas bem espaçadas e uniformemente de acordo com o projeto; Cozinhas, copas, e áreas de serviço: 1 tomada a cada 3,5m ou perímetro fracionado, lembrando que deve-se haver ao menos 1 TUG em cima de cada pia;
Qual o ponto máximo de tomadas de um ambiente?
Nessa norma voltada para os profissionais eletricistas, ela não fala exatamente qual o ponto máximo de tomadas que devemos ter em cada cômodo, e sim, fala a respeito do mínimo de tomadas que devem estar instaladas em cada cômodo de uma residência. No item 9.5.2.2 dessa norma, está bem claro os pontos mínimos de tomadas de um ambiente.
Como calcular a quantidade de tomadas?
Por isso, faça um bom projeto e veja o ideal para calcular a quantidade de tomadas em cada cômodo. A sala é geralmente o local em que estão colocados diversos eletrônicos, como televisão, aparelhos de TV a cabo, videogame, DVD, Blu Ray e até ventiladores e aquecedores.