Quando usar vírgula depois do Como?

Índice

Quando usar vírgula depois do Como?

Quando usar vírgula depois do Como?

Elas gostam de vários artistas, como (por exemplo) Tom Jobim, Gilberto Gil e Caetano Veloso. como. Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Tem vírgula antes ou depois do Pois?

1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

Como por exemplo tem vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

Como Para exemplificar?

A preposição COMO tem o significado de: na qualidade de, com caráter de, na posição de. Exemplo: Como filho de Deus, eu tenho o dever de amá-lo. Quando está introduzindo uma explicação ou exemplificação e tem o sentido de: a saber, assim como, isto é.

Quando o uso da vírgula muda o sentido da frase?

A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.

Como Diferença O pois explicativo é conclusivo?

O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar? Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”.

Como usar Pois é?

O uso do «pois é» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. «És muito bem comportado, pois és?»/«És muito bem comportado, não és?» «Gostas muito de gelado, pois é?»/«Gostas muito de gelado, não é?» «O gato é querido, pois é?»/«O gato é querido, não é?»

Como por exemplo tá certo?

Veja. Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

O que usar no lugar de por exemplo?

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Posso colocar uma vírgula antes ou depois do termo?

Na frase «Há várias espécies de plantas como bananeira, jaqueira, laranjeira etc.», deve-se colocar vírgula antes ou depois do termo como?

Quando usamos a vírgula?

Observação: do contrário, não devemos usar a vírgula, ou seja, quando temos o mesmo sujeito nas duas orações: Rosana gostava de sol e de chuva (aqui só temos um sujeito da ação: Rosana) 2. Quando o “e” indica oposição e contraste

Como usar a vírgula antes da conjunção?

Não haveria dúvida alguma do uso da vírgula antes da conjunção como, se este termo estivesse seguido de «por exemplo» — «como, por exemplo» —, em que é feita uma pausa explicativa, o que implicaria que estivesse isolado por vírgulas, e que a frase ficasse do seguinte modo: «Há várias espécies de plantas, como, por exemplo, bananeira, jaqueira, ...

Quando devemos dispensar a vírgula?

Exemplos retirados de Luft (2002, p. 36). Casos em que devemos dispensar a vírgula: Quando o e conclui uma enumeração: Várias línguas— francês, italiano, alemão e rético — se falam na Suíça. Eis três mulheres bíblicas: Sara, Rebeca e Lia. Exemplos retirados de Rocha Lima (2011, p. 317). O médico veio e telefonou mais tarde.

Postagens relacionadas: