Como calcular a potência em corrente alternada?
Como calcular a potência em corrente alternada?
Potência Elétrica em Corrente Alternada Como já vimos, a capacidade de um consumidor de produzir trabalho em um determinado tempo, a partir da energia elétrica, é chamada de potência elétrica. Em um circuito de corrente contínua, a potência é dada em watts, multiplicando-se a tensão pela corrente.
Qual a fórmula de potência do Watt?
Em outras palavras, watt = amp × volts. Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).
Como diminuir o fator de potência?
Caso a instalação tenho um valor de fator de potência menor do que o exigido, a concessionária de energia deve cobrar uma multa na fatura de energia desta instalação. Para diminuir a potência reativa e consequentemente aumentar o fator de potência são instalados bancos de capacitores.
Como encontrar o ângulo do fator de potência?
Para encontrar o ângulo do fator de potência, basta calcular o inverso do cosseno do fator de potência que é 0,75 e encontramos o ângulo de 41,41 °. Depois de calcular o ângulo, basta inserir os valores na fórmula usada para calcular o fator de potência.
Como calcular o fator de potência da instalação?
Para fazermos o cálculo do fator de potência da instalação utilizamos a seguinte relação: Triângulo das potências aparente, ativa e reativa. Deste modo, obtendo a razão entre a potência ativa e a potência aparente encontramos o valor do fator de potência da instalação.