O que é o Cest do produto?
Índice
O que é o Cest do produto?
O Código Especificador da Substituição Tributária, mais conhecido como CEST, estabelece uma forma de identificar e uniformizar mercadorias e bens sujeitos ao regime de substituição tributária, assim como a antecipação de recolhimento do imposto referente às operações subsequentes.
Como saber se o CST de um produto?
O código CST é composto por três dígitos. O primeiro dígito é encontrado na tabela A e indicam origem da mercadoria: Se a origem do produto é nacional, seu dígito será 0; se a mercadoria veio direto do exterior, a sua identificação será feita pelo dígito 1.
O que significa Cest do produto?
CEST é a sigla para Código Especificador da Substituição Tributária.
Onde encontrar a tabela CEST?
Para usar a tabela e encontrar o CEST você deve primeiro localizar o NCM completo do seu produto, e a partir dele verificar qual CEST o descreve melhor, caso tenha mais de um CEST para o NCM consultado.
Como consultar o CEST de um produto?
Como consultar o CEST de um produto? O CEST de um produto pode ser consultado nos anexos do Convênio ICMS 52/17. O Convênio ICMS 52/17 pode ser acessado através do link: Nesse convênio temos os segmentos de mercadorias são apresentados no Anexo I, conforme imagem apresentada a seguir.
Como localizar o CEST do seu produto?
Para usar a tabela e encontrar o CEST você deve primeiro localizar o NCM completo do seu produto, e a partir dele verificar qual CEST o descreve melhor, caso tenha mais de um CEST para o NCM consultado. Não localizando o NCM completo, pesquise apenas pela parte inicial dele, com os 4 primeiros dígitos.
Como descobrir o código CST de um produto?
Descobrir o código CST de um produto é bem simples, como você vai ver adiante. Primeiro, você deve ter em mente as seguintes indicações: Os números do código CST são determinados por duas tabelas.
Como saber se um produto se encaixa na tabela CEST?
Para saber se um produto se encaixa nessa situação, basta consultar a tabela CEST instituída pelo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) por meio do Convênio ICMS 92/2015 . No caso, todo contribuinte que comercializa mercadorias listadas na tabela precisa incluir o código CEST em cada nota fiscal eletrônica (NF-e) emitida.