Como saber o anexo do Simples?
Como saber o anexo do Simples?
Atualmente, o Simples Nacional está dividido em 5 anexos:
- Anexo I: comércios;
- Anexo II: indústrias;
- Anexo III: prestadores de serviço;
- Anexo IV: prestadores de serviço;
- Anexo V: prestadores de serviço.
Quais são os anexos de uma empresa?
Os anexos são grupos de atividades que determinam qual será a alíquota de imposto que deverá ser paga pela sua empresa. Quando falamos em anexo, é importante saber que existem 5 anexos, Anexo I usado para empresas que fazem a venda de mercadoria, anexo II para empresas que são industrias, anexo III a V são para prestadoras de serviços.
Como acabar com o Anexo V?
Todas as atividades do anexo V podem acabar sendo enquadrada no anexo III, assim a empresa pode ter uma tributação mais baixa. Algumas atividades do anexo III também podem acabar indo para o anexo V. Assim tendo uma tributação mais alta do que o anexo primário. Para ocorre essa variação é necessário avaliar o fator R da sua empresa.
Como classificar uma empresa no CNAE?
O código CNAE padroniza, de forma simples, o funcionamento de uma empresa e define importantes aspectos sobre o seu negócio, assim, determinando, por exemplo, se ela pode ser enquadrada no Simples Nacional. Porém, muitos empresários não sabem como classificar a empresa no CNAE.
Como consultar se uma empresa é optante pelo Simples Nacional?
Para consultar se uma empresa é optante pelo Simples Nacional basta seguir os passos apresentados a seguir: Informe o CNPJ da empresa na tela apresentada e clique no botão “Consultar”: Como exemplo, podemos informar o CNPJ 04.855.833/0001-95 (Somente números: 04855833000195) que é de uma empresa optante pelo Simples Nacional.