Como saber o lado certo da radiografia periapical?

Índice

Como saber o lado certo da radiografia periapical?

Como saber o lado certo da radiografia periapical?

Radiografias inferiores: montadas com as raízes dos dentes apontando para baixo; ❖ O picote deve ser usado para distinguir lado direito e esquerdo, para tanto o lado elevado do picote deve ser posicionado na direção do observador.

Como identificar o lado de uma radiografia?

devemos observar a anatomia radiográfica. Por exemplo, em uma radiografia da perna direita, a fíbula sempre estará do lado da identificação direita (à sua esquerda), e na perna esquerda, a tíbia estará voltada para o lado da identificação direita.

Quais as indicações da radiografia periapical?

Indicações do exame

  • Diagnóstico de cárie dentária;
  • Controlo endodôntico (tratamento de canal ou desvitalização de dentes);
  • Deteção de lesões periapicais (ao redor da raiz dos dentes);
  • Diagnóstico de problemas nas coroas, raízes e osso alveolar;
  • Avaliação de perdas ósseas;

O que a parte escura da radiografia representa?

A parte branca representa os ossos e a parte escura representa os outros órgãos/ sistemas.

Como é tirada a radiografia de peito lateral?

A radiografia de peito lateral é tirada com o lado esquerdo do peito do paciente contra o chassi de raio X. A visão oblíqua é rotacionada entre a visão frontal padrão e a lateral. Ela é útil para localizar lesões e eliminar estruturas superimpostas.

Por que a radiografia é bidimensional?

Ao olhar para uma radiografia, lembre-se de que ela é uma representação bidimensional de um objeto tridimensional: a altura e a largura são mantidas, mas a profundidade se perde. O lado esquerdo da imagem representa o lado direito da pessoa e vice-versa.

Qual a diferença entre as radiografias AP e PA?

A distância diminui o efeito da divergência do raio e a magnificação das estruturas mais próximas do tubo de raio X, como o coração. Como as radiografias AP são tiradas de distâncias mais curtas, elas parecem mais ampliadas e menos nítidas quando comparadas com as PA padrão.

Como comparar um raio X com outro?

Quando estiver se preparando para ler um raio X, veja se tem toda a informação sobre o paciente, incluindo a idade, o gênero e o histórico médico dele. Lembre-se de comparar os raios X antigos com esse, se houver algum outro. Leia a data da radiografia. Tome nota especialmente da data ao comparar radiografias mais antigas.

Postagens relacionadas: