Quais os grupos que define as doenças genéticas?
Índice
- Quais os grupos que define as doenças genéticas?
- O que são doenças Poligênicas ou multifatoriais defina e cite dois exemplos?
- O que são doenças genéticas Cite alguns exemplos?
- O que são doenças Poligênicas ou multifatoriais?
- O que são doenças mendelianas ou monogênicas?
- Quais são as doenças Poligênicas?
Quais os grupos que define as doenças genéticas?
Essas doenças podem ser definidas em dois grupos principais: aquelas que afetam apenas um gene e aquelas que afetam vários. Quando apenas um gene apresenta alteração, dizemos que é uma doença monogenética; quando mais de um gene foi afetado, dizemos que são doenças multifatoriais, também chamadas de poligênicas.
O que são doenças Poligênicas ou multifatoriais defina e cite dois exemplos?
Multifatoriais: ou Poligênicas Quando mais de um gene é afetado podendo ocorrer interferências de fatores ambientais. Podemos destacar neste grupo doenças como Câncer, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e hipertensão entre outras.
O que são doenças genéticas Cite alguns exemplos?
Tipos de doenças genéticas O principal exemplo é a Síndrome de Down, condição genética da qual falaremos mais detalhadamente em breve; Multifatoriais ou poligênicas: são males causados quando mais de um gene é afetado e pode haver interferências de fatores ambientais. Alguns exemplos são o câncer e o mal de Alzheimer.
O que são doenças Poligênicas ou multifatoriais?
As doenças multifatoriais ou poligênicas tem causa por uma combinação de fatores ambientais e mutações de vários genes. Sendo assim, hábitos de vida podem contribuir para o aparecimento destas doenças.
O que são doenças mendelianas ou monogênicas?
Doenças monogênicas ou mendelianas são condições em que a causa primária pode ser atribuída a uma única variante genética definida, ou seja, afeta um único gene.
Quais são as doenças Poligênicas?
As doenças multifatoriais ou poligênicas tem causa por uma combinação de fatores ambientais e mutações de vários genes....Multifatoriais/poligênicas
- Asma;
- Doenças autoimunes;
- Câncer;
- Diabetes;
- Doença inflamatória intestinal;
- Mal de Alzheimer;
- Hipertensão;
- Doenças mentais;