Como descobrir a reação global de uma pilha?

Índice

Como descobrir a reação global de uma pilha?

Como descobrir a reação global de uma pilha?

A equação global dos processos que aconteceram na pilha é obtida por meio da soma das duas semi-reações:

  1. Ânodo/semi-reação de oxidação: Zn (s) → Zn2+ (aq) + 2 e. -
  2. Cátodo/semi-reação de redução: Cu2+ (aq) + 2 e- → Cu. (s)
  3. Reação global: Zn (s) + Cu2+ (aq) → Zn2+ (aq) + Cu. (s)

Como fazer cálculo de DDP?

Mas aqui vamos considerar essas duas grandezas como tendo o mesmo valor, porque, em Física, a diferença de potencial de um gerador como uma pilha é dada pela fórmula: U = E – r . i, sendo que U = ddp, E = força eletromotriz, r = resistência e i = intensidade da corrente elétrica.

O que é que faz a pilha funcionar?

Seu funcionamento se baseia em transferência de elétrons de um metal que tem a tendência de ceder elétrons para um que tem a tendência de ganhar elétrons, ou seja, ocorrem reações de oxidorredução. Essa transferência é feita por meio de um fio condutor.

Qual o sentido dos elétrons em uma pilha?

Algo similar ocorre com o fluxo dos elétrons numa pilha, eles sempre vão no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução (ou do eletrodo que possui maior potencial de oxidação para o eletrodo de menor potencial de oxidação).

Como calcular a reação global?

A equação que representa a reação global é obtida pela soma das equações das reações chamadas intermediárias. Quem estiver no lado dos reagentes em uma equação e também estiver no lado dos produtos em outra equação, você corta.

Como definir a reação global?

As reações químicas são, na maioria das vezes, representadas por equações que expressam a formação dos produtos de um modo direto. Ou seja, a equação global de uma reação é aquela que representa apenas os reagentes e produtos, sem demonstrar os processos intermediários participantes.

Quais são os eletrólitos e eletrodos utilizados em pilhas?

Saiba mais sobre quais são os eletrólitos e eletrodos usados nessas e em outros tipos de pilhas, bem como para que tipos de equipamentos elas são mais recomendadas, lendo os artigos relacionados mais abaixo. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?

Quais são as pilhas elétricas?

Portanto, pilhas são sistemas que possuem capacidade de produzir energia elétrica a partir de uma reação química. Estes sistemas podem ser chamados também de células galvânicas e esta transforma a energia de uma reação química em energia elétrica.

Como funciona uma pilha eletroquímica?

As pilhas e as baterias são dispositivos nos quais uma reação espontânea de oxidorredução transforma energia química em energia elétrica. Portanto, sempre há uma substância que se reduz, ganhando elétrons, que é o cátodo, e uma que se oxida, perdendo elétrons, que é o ânodo. Abaixo, temos um exemplo de uma pilha eletroquímica:

Como funcionam as pilhas atuais?

As pilhas atuais possuem esse mesmo princípio de funcionamento, em que um metal doa elétrons para outro, por meio de uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica. A diferença é que as pilhas usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida, como ocorre na pilha de Daniell.

Postagens relacionadas: