Quais os fundamentos da terapia cognitivo-comportamental proposta por Aaron Beck?
Índice
- Quais os fundamentos da terapia cognitivo-comportamental proposta por Aaron Beck?
- Como tratar a depressão na TCC?
- Como trabalhar a desesperança?
- O que é a tríade cognitiva desenvolvida por Beck que efeito ela tem?
- Como a TCC entende a aquisição e manutenção da depressão?
- Por que não pesquisar na internet?
- Quais são os casos práticos de pesquisa na internet?
- Qual a paciência de uma pesquisa na internet?
- Qual é o princípio da pesquisa na internet?
Quais os fundamentos da terapia cognitivo-comportamental proposta por Aaron Beck?
Estabelecendo as bases para a teoria e terapia cognitivas, Beck passou a diferenciar a abordagem cognitiva da psicanalítica, focando o tratamento em problemas presentes, em oposição a desvelar traumas escondidos do passado, e na análise de experiências psicológicas acessíveis, ao invés de inconscientes.
Como tratar a depressão na TCC?
A aplicação da TCC no tratamento da depressão permite que o terapeuta conduza o paciente a acessar crenças e regras a partir dos dados ambientais e mnemônicos fornecidos pelo próprio paciente. O indivíduo depressivo traz esses dados saturados de erros de lógica e comportamentos disfuncionais.
Como trabalhar a desesperança?
O uso de lembretes que contenham itens que identifiquem razões para viver torna-se importante para consulta em momentos de crise, ou itens que auxiliem a lidar com a desesperança ou ideação suicida, resgatando pensamentos adaptativos durante a crise.
O que é a tríade cognitiva desenvolvida por Beck que efeito ela tem?
Enquanto Beck estudava os casos de depressão percebeu que era comum a existência de dois pontos: a tríade cognitiva e as distorções cognitivas. A Tríade Cognitiva pode ser entendida como a visão negativa e pessimista que o indivíduo tem de si mesmo. A pessoa, nesses casos, se vê como defeituosa e inadequada.
Como a TCC entende a aquisição e manutenção da depressão?
Beck (2013) compreende que o desenvolvimento e a manutenção da depressão estão principalmente relacionados a dois elementos-chaves: as distorções cognitivas e a tríade cognitiva. As distorções cognitivas incluem quase que invariavelmente uma leitura generalizada e equivocada das suas experiências e vivências.
Por que não pesquisar na internet?
Frequentemente, quem pesquisa na internet é confrontado com uma vontade súbita em desligar imediatamente o computador quando não consegue encontrar aquilo que procura. Quem pesquisa na internet deve, em primeiro lugar, estar consciente que não existem receitas milagrosas para ser bem sucedido na pesquisa.
Quais são os casos práticos de pesquisa na internet?
Os casos práticos identificados acima mostram que ao pesquisarmos na internet é muito frequente depararmo-nos com uma imensa quantidade de páginas de livre acesso, cujo conteúdo raras vezes corresponde àquilo que procuramos.
Qual a paciência de uma pesquisa na internet?
Uma pesquisa na internet exige paciência, flexibilidade e prudência. Paciência porque é quase impossível dispor de tempo para explorar todos os resultados listados na sequência de uma pesquisa, ou porque a ligação à internet pode ser lenta e levar ao desespero.
Qual é o princípio da pesquisa na internet?
Na internet este princípio é ainda mais verdadeiro. Para quem pesquisa na internet, os nomes dos motores de busca mais conhecidos ( Google , Yahoo, AltaVista - ou, em Portugal, o Sapo, o Aeiou , o Cusco ou o Clix ) tornaram-se instrumentos de pesquisa incontornáveis.