Que pergunta devo fazer ao verbo para identificar o sujeito?
Que pergunta devo fazer ao verbo para identificar o sujeito?
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
Quais são as orações sem sujeito?
É insuportável estar na sua presença. Orações sem sujeito são formadas com verbos impessoais, sempre conjugados na 3.ª pessoa do singular, como: Verbos que indicam fenômenos atmosférico e da natureza, como os verbos chover, nevar, ventar, anoitecer, escurecer,… Todos os dias chove no fim da tarde.
Será que o sujeito veio no final da oração?
Vejam que o sujeito veio no final da oração. Quando acontece de o predicado vir antes do sujeito, dizemos que a oração está na ordem inversa. A ordem direta da oração acima seria: O menino *caiu no chão. O sujeito também pode vir no meio da oração.
Como se manifesta o sujeito inexistente na oração?
A despeito do sujeito ser um termo essencial na oração, o sujeito inexistente pode se manifestar pelo desconhecimento ou desinteresse do agente que executa a ação.
Quais são os objetos de uma oração?
Os objetos de uma oração referem-se aos termos que completam o sentido do verbo, ou seja, assim como o complemento nominal e o agente da passiva, esses termos são considerados termos integrantes da oração.