O que é o raio de um átomo?
O que é o raio de um átomo?
O raio atômico é uma propriedade periódica e pode ser definido como a metade da distância entre os núcleos de dois átomos vizinhos de um mesmo elemento.
Como calcular o raio de um átomo?
Cálculo do raio atômico O raio atômico está relacionado ao tamanho do átomo. Os átomos com maior número de níveis terão os maiores valores. O número do raio, entretanto, é dado pela metade da distância entre o centro dos núcleos de dois átomos de mesmos elementos químicos.
Como diminui o raio atômico?
O raio atômico diminui quando o átomo se transforma em um cátion porque ele perdeu elétrons e sua carga nuclear efetiva (Z ef) aumentou. A carga nuclear efetiva corresponde à carga nuclear, isto é, o número de prótons, menos a blindagem que é exercida pelos elétrons intermediários, que ficam entre o núcleo e os elétrons da camada mais externa.
Quanto maior é o raio do átomo?
Além disso, é bem provável que o átomo perca sua camada de valência e quanto menor a quantidade de níveis de energia, menor é o raio iônico. Portanto, o raio do cátion é menor do que o raio do átomo. Exemplos: Quando um átomo ganha algum elétron, a repulsão da nuvem eletrônica aumenta, aumentando o seu tamanho.
Qual o tamanho atômico de um átomo?
O raio pode ser diferente para o mesmo átomo, dependendo se ele está ligado ou apenas ao lado de outro átomo. O tamanho atômico diminui ainda mais ao longo de cada linha da tabela periódica quando contabiliza metais alcalinos para gases nobres e aumenta para baixo colunas.
Como ocorre o aumento do raio atômico na tabela periódica?
Isto ocorre porque os níveis de energia ou camadas eletrônicas do átomo no estado fundamental também aumentam. Assim, podemos dizer que o raio atômico cresce de cima para baixo na tabela periódica.