Como calcular o último termo da PG?

Índice

Como calcular o último termo da PG?

Como calcular o último termo da PG?

Entenderemos por progressão geométrica - PG - como qualquer sequência de números reais ou complexos, onde cada termo a partir do segundo, é igual ao anterior, multiplicado por uma constante denominada razão. Infere-se (deduz-se) que: an = a1 . qn-1 , que é denominada fórmula do termo geral da PG.

Como encontrar o termo de uma PG?

Cada termo da PG é um produto do primeiro termo por uma potência, cuja base é a razão e cujo expoente é uma unidade menor que “a posição” que esse termo ocupa. O sétimo termo, por exemplo, é dado por 3·26.

Qual é o termo da PG 2 6?

a >> sétimo termo Abraço!

Qual o 7º termo da PG 2 6?

a >> sétimo termo Abraço!

Qual o próximo termo da PG 2 6 18 ___?

Resposta: -54 ( nem sei oque é pg mais percebi de um padrão que o número multiplica x3 e troca sinal em seguida. )

Qual é o próximo termo da progressão geométrica 375 75 15?

Resposta: 375. Pois está multiplicando por 5.

Qual o número de termos da PG onde A1 6 EAN 96 eq 2?

An = A1 . q^n-1 96 = 6 . 2^n-1 96/6 = 2^n-1 16 = 2^n-1 2^4 = 2^n-1 4 = n - 1 n - 1 = 4 n = 4 + 1 n = 5 Essa PG possui 5 termos.

Qual o Vigesimo quinto termo da PA 3 8?

RESPOSTA: O vigésimo termo da P.A. (3, 8, 13, ...) é 98.

Qual o número de termos de uma onde o primeiro termo e 6 o último e 96 e Razão e 2?

é o número 3.

Qual o número de termos da PG onde A1 1 64 an-2 eq 2?

a resposta é 1, ou seja é uma raiz infinita ou aproximada.

Qual a diferença entre um termo e uma PG?

Uma progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica onde cada termo é igual ao produto de seu antecessor com uma constante, chamada razão da PG. Em outras palavras, a diferença entre dois termos quaisquer e consecutivos de uma PG é uma constante. Exemplo de progressão geométrica: (1, 3, 9, 27, 81, …)

Como calcular o décimo termo de uma PG?

Por exemplo, para determinar o décimo termo da PG (1, 2, 4, 8, 16, …), podemos fazer: Pois a 1 = 1, q = 2 e n = 10. Prosseguindo nos cálculos: Existem duas possibilidades para o cálculo da soma dos termos de uma PG.

Qual a função de uma PG?

Uma PG é uma sequência numérica onde cada termo é o resultado do produto entre seu antecessor e uma constante, conhecida como razão. Essa característica apenas não é observada no primeiro termo, pois ele não possui antecessor. Veja a seguir um exemplo de PG de razão 2 e primeiro termo 3:

Como calcular o valor x de uma PG?

Calcule o valor para x = 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + … O valor de x é a soma dos infinitos termos da PG: ( 1 + 1⁄3 + 1⁄9 + …) Também é possível fazer o produto dos n termos de uma PG, para isso a seguinte fórmula pode ser usada: a1: é o primeiro termo. Cada termo de uma PG, a partir do segundo, é a média geométrica entre o sucessor e antecessor.

Postagens relacionadas: