Quais são os elementos da pulsão?
Índice
- Quais são os elementos da pulsão?
- Quais são as 4 características da pulsão?
- Quais os tipos de pulsão?
- Qual é a fonte da pulsão?
- Quais são as características principais da pulsão segundo Freud?
- O que é a pulsão de morte Freud?
- Qual objetivo da pulsão?
- Quais são os termos características associados a pulsão?
- Qual é o objeto de uma pulsão?
- Qual o valor da causa?
- Quais os parâmetros para o cálculo da causa?
- Qual a fixação do valor da causa?
Quais são os elementos da pulsão?
Freud examina a pulsão a partir de quatro componentes: meta (ou finalidade), objeto, fonte e pressão (ou impulso).
Quais são as 4 características da pulsão?
Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
Quais os tipos de pulsão?
Um deles é chamado de pulsão sexual ou erótica e o outro de pulsão agressiva ou destrutiva. Assim, temos então duas espécies de energia psíquica. A energia que está ligada a pulsão sexual, tem o nome de libido e a que está ligada a pulsão agressiva leva o nome de energia agressiva.
Qual é a fonte da pulsão?
A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão. O alvo ("Ziel", também traduzido como finalidade, fim, objetivo ou meta) é a suspensão da estimulação na fonte, mas também são alvos as etapas intermediárias que possam levar a este alvo último.
Quais são as características principais da pulsão segundo Freud?
Possui duas características essenciais: “a sua origem em fontes de estimulação dentro do organismo e seu aparecimento como força constante” (FREUD, 1996b, p. 129). A pulsão não tem origem no psíquico, é importante esclarecer que sua gênese é somática, isto é, a fonte da pulsão é o corpo.
O que é a pulsão de morte Freud?
A pulsão de morte era entendida por Freud (1920/1996b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.
Qual objetivo da pulsão?
O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo.
Quais são os termos características associados a pulsão?
Além dos dois componentes que representam a pulsão no psíquico, Freud (1996b, 127) faz referência a quatro termos ligados ao conceito, a saber: pressão, finalidade, objeto e fonte.
Qual é o objeto de uma pulsão?
O objeto (17) de uma pulsão é aquele junto ao qual, ou através do qual, a pulsão pode alcançar sua meta. É o que há de mais variável na pulsão, não estando originalmente a ela vinculado, sendo apenas a ela atribuído por sua capacidade de tornar possível a satisfação.
Qual o valor da causa?
O valor da causa constará sempre da petição inicial e será: na ação de cobrança de dívida, a soma do principal, da pena e dos juros vencidos até a propositura da ação; havendo cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles; sendo alternativos os pedidos, o de maior valor;
Quais os parâmetros para o cálculo da causa?
O próprio Código de Processo Civil, então, fornece parâmetros para o cálculo do valor da causa. O Novo CPC, portanto, prevê no inciso V do art. 319: Art. 319. A petição inicial indicará: Subentende-se, assim, que é um requisito indispensável da petição inicial.
Qual a fixação do valor da causa?
A fixação do valor da causa não obedece a critérios científicos. Não existe um critério para a indicação do valor da causa. Apesar da inexistência de um critério científico, o legislador procurou fazer algumas indicações legais, com imposição objetiva de qual deve ser o valor em alguns casos específicos.