Como diferenciar clamídia de gonorreia?
Índice
- Como diferenciar clamídia de gonorreia?
- Onde a gonorreia atinge?
- Qual é a origem da doença gonorreia?
- Qual o principal local que a gonorreia atinge?
- Qual o local que geralmente acomete a gonorreia nas mulheres?
- Como é o corrimento da clamidia?
- Quanto tempo uma pessoa pode ficar com clamídia?
- Como é possível diagnosticar a clamídia?
- O que acontece se não tratar clamídia?
- Quanto tempo posso ter clamídia sem saber?

Como diferenciar clamídia de gonorreia?
Clamídia e gonorreia são infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é muito comum entre os adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas à saúde. A gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), a garganta e os olhos.
Onde a gonorreia atinge?
A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que infecta o revestimento da uretra, do colo do útero, do reto e da garganta ou das membranas que cobrem a parte frontal do olho (conjuntiva e córnea). A gonorreia é geralmente transmitida pelo contato sexual.
Qual é a origem da doença gonorreia?
A doença é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A infecção se espalha através de sexo vaginal, oral e anal sem proteção. Os sintomas incluem uma secreção grossa amarela ou esverdeada nos órgãos sexuais, dor ao urinar e sangramentos entre menstruações.
Qual o principal local que a gonorreia atinge?
O que são? São IST causadas por bactérias (Neisseria gonorrhoeae e Chlamydia trachomatis, respectivamente). Na maioria das vezes estão associadas, causando a infecção que atinge os órgãos genitais, a garganta e os olhos.
Qual o local que geralmente acomete a gonorreia nas mulheres?
O problema, frequente em homens e mulheres, costuma afetar a uretra e o colo do útero — bem como o reto e a garganta quando se pratica sexo anal e oral, respectivamente. Dor e ardência são sinais comuns.
Como é o corrimento da clamidia?
Quando presentes, os sintomas mais comuns nas mulheres são: corrimento amarelado ou claro; sangramento espontâneo ou durante as relações sexuais; dor ao urinar e/ou durante as relações sexuais e/ou no baixo ventre (pé da barriga).
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com clamídia?
Em situações menos comuns, a clamídia chega a inflamar as articulações, desencadeando uma artrite. Já os recém-nascidos contagiados pela mãe correm o risco de desenvolver conjuntivite e pneumonia. O período de incubação da bactéria — tempo do contágio até o surgimento dos sinais — dura de cinco a 14 dias.
Como é possível diagnosticar a clamídia?
Principais sintomas
- Dor ou ardor ao urinar;
- Corrimento vaginal, semelhante a pus;
- Dor ou sangramento durante o contato íntimo;
- Dor pélvica;
- Sangramento fora do período menstrual.
O que acontece se não tratar clamídia?
A clamídia é uma DST muito comum e apresenta sintomas parecidos com os da gonorreia, como corrimento e dor ao urinar. Se não tratada, pode levar ao desenvolvimento da Doença Inflamatória Pélvica (DIP), responsável por causar alterações tubárias nas mulheres e infecções na uretra, nos homens.
Quanto tempo posso ter clamídia sem saber?
Por quanto tempo posso ter tido Clamidia sem saber ? A Clamydia Trachomatis na uretra ou vagina pode estar presente a longo tempo (meses ou anos). Os sintomas corriqueiros são secreção vaginal ou ardência uretral. Entretanto a presença dela pode cursar sem qualquer sintoma, dificultando o diagnóstico.