Quais são os 3 primeiros dígitos do CPF?
Quais são os 3 primeiros dígitos do CPF?
A Região Fiscal onde é emitido o CPF (definida pelo nono dígito) tem as seguintes identificações:
- 1 – DF, GO, MS, MT e TO.
- 2 – AC, AM, AP, PA, RO e RR.
- 3 – CE, MA e PI.
- 4 – AL, PB, PE, RN.
- 5 – BA e SE.
- 6 – MG.
- 7 – ES e RJ.
- 8 – SP.
Como calcular número de CPF?
Algoritmo do CPF
- Distribua os 9 primeiros dígitos em um quadro colocando os pesos 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 abaixo da esquerda para a direita, conforme representação abaixo: ...
- Multiplique os valores de cada coluna: ...
- Calcule o somatório dos resultados (10+9+...+21+14) = 162.
Quais os 11 dígitos do CPF?
Para quem sabe ler, meia palavra basta; para quer sabe matemática, apenas 9 dos 11 dígitos do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) bastam - os outros 2, nós descobrimos. A verdade é que estes dois últimos dígitos são os chamados "dígitos verificadores". Eles dependem dos outros 9.
Quais os dígitos verificadores do CPF?
Porém, os dígitos verificadores servem para alertar que o número foi escrito de forma inadequada, sem precisar acessar o banco de dados da Receita Federal. Regra Prática. O número de um CPF tem 9 algarismos e mais dois dígitos verificadores, que são indicados após uma barra. Logo, um CPF tem 11 algarismos.
Como saber de onde é um CPF?
Para saber de onde é um CPF, basta ignorar os dois dígitos verificadores e observar o último algarismo da “parte inteira”. A tabela acima dirá de onde ele é. Por exemplo: se existisse, o CPF 629353495-31 seria da Bahia ou de Sergipe, porque 5, o último algarismo antes dos dígitos verificadores, identifica esses dois Estados.
Como funciona o cálculo do CPF?
O cálculo de validação do CPF é bem direto. Ele funciona através de pesos associados a cada número e uma divisão pelo número primo 11 ao final. Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado.