Quais são os pronomes relativos?
Índice
- Quais são os pronomes relativos?
- Como identificar a quem o pronome relativo se refere?
- Quantos e quais são os pronomes relativos?
- Como usar o pronome relativo ONDE?
- O que substitui o pronome que?
- Como funcionam os pronomes relativos?
- Qual a relação entre os pronomes relativos e as orações adjetivas?
- Quais são os pronomes variáveis?
- Quanto é um pronome indefinido?
Quais são os pronomes relativos?
Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas) e podem ser precedidos ou não por preposições.
Como identificar a quem o pronome relativo se refere?
Emprego dos pronomes relativos
- Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar. ...
- O pronome relativo quem se refere a uma pessoa ou a uma coisa personificada. ...
- Quando o relativo quem aparecer sem antecedente claro é classificado como pronome relativo indefinido.
Quantos e quais são os pronomes relativos?
Quais são os pronomes relativos? ... Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas).
Como usar o pronome relativo ONDE?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
O que substitui o pronome que?
Obs: O pronome que pode ser substituído por o qual, a qual, os quais e as quais sempre.
Como funcionam os pronomes relativos?
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem. O homem que eu vi era jovem. Neste exemplo, o pronome relativo que funciona como objeto direto.
Qual a relação entre os pronomes relativos e as orações adjetivas?
Existe uma grande relação entre os pronomes relativos e as orações subordinadas adjetivas. Estas costumam ser iniciadas por aqueles, especificamente pelo pronome que e suas variáveis. Isso ocorre porque as orações subordinadas adjetivas são aquelas com valor de adjetivo , sendo dependentes da oração principal.
Quais são os pronomes variáveis?
Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
Quanto é um pronome indefinido?
Quanto; É um pronome relativo que virá antecedido por um pronome indefinido (tudo, todo, toda, todos, todas, tanto): Fez tanto quanto podia, mas não conseguiu. Tudo quanto era gente apareceu hoje. Onde; Terá valor de em que e sempre se referirá a um lugar: Aquele foi o lugar onde nos conhecemos.