Como saber polaridade?
Como saber polaridade?
Determinar a polaridade a partir da relação entre nuvens eletrônicas e ligantes
- Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar;
- Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.
Como se determina o número de domínio de elétron?
Usar o arranjo angular das ligações químicas entre os átomos de determinar a geometria molecular. Tenha em mente, ligações múltiplas (ie, ligações duplas, triplas ligações) contam como um domínio de elétrons. Em outras palavras, uma ligação dupla é um domínio, não dois.
Qual a geometria molecular do átomo central?
Se o átomo central não possuir par de elétrons desemparelhados (não ligantes) a geometria molecular é trigonal plana (ou triangular). Observe o exemplo do BF 3 :
Por que o átomo central apresenta dois pares de elétrons?
As moléculas em que o átomo central apresenta dois pares de elétrons desemparelhados e que possuem a geometria angular ficam com o ângulo de 109'28º. A água é uma exceção em razão, provavelmente, de o raio atômico do oxigênio ser pequeno, o que resulta em uma distância menor entre os hidrogênios.
Como analisar a estrutura das moléculas?
Ao analisarmos as estruturas das moléculas, podemos determinar se elas são polares ou não, levando em consideração dois fatores importantes: a diferença de eletronegatividade entre os átomos e a geometria da molécula.
Qual a geometria da molécula?
A geometria da molécula interfere em como os elétrons estarão distribuídos nela e, consequentemente, na sua polaridade. Se a molécula for formada por três átomos ou mais, teremos que analisar cada ligação que é feita e a geometria da molécula.