O que fazer com uma tomada em curto?
O que fazer com uma tomada em curto?
Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.
Como saber se o disjuntor está em curto?
Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
O que é um curto-circuito?
Quando a separação dos circuitos não é feita de forma seletiva, deixando altas cargas em um único circuito, o risco de curto-circuito aumenta consideravelmente podendo danificar componentes e até mesmo causar faíscas e incêndio. Agora que aprendemos o que é um curto-circuito e como evitar.
Como evitar um curto-circuito?
Um método simples de evitar um curto-circuito é não sobrecarregar um só circuito, separando as cargas corretamente para garantir uma seletividade para o sistema.
Como o curto-circuito será sobrecarregado?
Assim como um curto-circuito, é muito provável que você não consiga dar conta, não é mesmo? Mas e como esse circuito será sobrecarregado? Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico.
Como funciona um circuito elétrico?
Normalmente ele é composto por um gerador de eletricidade e resistências elétricas, de forma que, quando o circuito é fechado, estabelece-se uma corrente elétrica entre os seus terminais. Observe a figura a seguir: Um circuito elétrico é constituído por uma fonte de tensão e resistências elétricas nas quais é estabelecida uma corrente elétrica