O que atrai o pronome se?

Índice

O que atrai o pronome se?

O que atrai o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Como saber se o se vem antes ou depois do verbo?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Como usar o pronome se corretamente?

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

Quando usar o pronome nós?

Caso o verbo termine em -m, -ão, -õe ou com outro som anasalado, o pronome passa a ser “no”, “na”, “nos” ou “nas”: Sabiam-no bem. Caso o verbo termine em -r, -s ou -z, essas consoantes são suprimidas e o pronome assume a forma “lo”, “la”, “los” ou “las”: Deve comprá-lo amanhã.

Como usar os pronomes Ela dela?

Ela, dela para referir-se ao feminino; Ele, dele para o masculino; Elu, delu para neutro.

Como usar o pronome “se”?

Pronome “se”: funções e como usar! Aprenda a utilizar adequadamente as diferentes funções do pronome “se” em seu texto e veja exemplos de cada uma das funções! Você sabia que o “se” tem diversas funções e, por isso, pode ter diversos usos?

Qual o melhor pronome para o meu pronome pessoal?

De todos esses pronomes, todavia, o “mesmo” é o que melhor nos indica uma referência a ideias que já foram expressas textualmente, porém, ele sempre pede um complemento, pois ele não é usamos para retomar como faz o pronome pessoal. Por exemplo, “toda vez que eu ando de bicicleta eu caio, o mesmo acontece com a minha irmã”.

Qual a função do pronome?

A resposta para essa pergunta é: pode ser, mas nem sempre essa palavra exercerá a função de pronome. Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador.

Por que o pronome “mesmo” é tão comum no Brasil?

Afinal, o pronome “mesmo” é tão comum em nossa vida que nem sempre observamos as regras que o regem. Em qualquer lugar do Brasil você, provavelmente, já viu ou ouviu a frase “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”.

Postagens relacionadas: