Como saber o tipo de fundação?
Índice
- Como saber o tipo de fundação?
- Que tipo de fundação usar?
- Qual o tipo de fundação mais adequada?
- Quais são os critérios para definir o melhor tipo de fundação a ser utilizada?
- Qual o tipo de fundação mais barata?
- Qual tipo de fundação mais barata?
- Como o tipo de solo influência na escolha do tipo de fundação a ser utilizada?
- Qual o melhor tipo de fundação para solo arenoso?
- Quais fatores para uma fundação adequada?
- Quais critérios são importantes para a determinação se a fundação será rasa ou profunda?
- Como escolher o tipo de fundação?
- Como fazer essa análise dos tipos de fundação?
- Qual o melhor tipo de fundação para sua obra?
- Quem é responsável pela definição dos tipos de fundação?
Como saber o tipo de fundação?
Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação:
- Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado.
- Natureza e características do subsolo no local da obra.
- Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.
- Limitação dos tipos de fundações existentes no mercado.
Que tipo de fundação usar?
As fundações devem ser feitas de acordo com os tipos de cargas (positiva e negativa, horizontal e vertical) que nela são aplicadas, com o tipo de solo e equipamentos disponíveis. Existem duas categorias de fundações: as rasas e as profundas.
Qual o tipo de fundação mais adequada?
Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.
Quais são os critérios para definir o melhor tipo de fundação a ser utilizada?
Basicamente, os critérios para escolha das fundações são três: o técnico, o econômico e o de mercado. O critério técnico para a escolha das fundações deve garantir a segurança à ruptura e os recalques aceitáveis para a estrutura, além de evitar danos às edificações vizinhas.
Qual o tipo de fundação mais barata?
Mais simples e barata, a broca está entre as opções de fundação mais utilizadas, mas só é recomendada para casos de obras mais simples e de menor peso. Outra saída muito empregada é a estaca Strauss. Entre as estacas, é a mais econômica e suporta obras compactas, com peso mais concentrado.
Qual tipo de fundação mais barata?
A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a fundação nas camadas superficiais do terreno, o que exige menos escavação e executivamente é mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta.
Como o tipo de solo influência na escolha do tipo de fundação a ser utilizada?
Condições do subsolo A ocorrência das camadas resistentes em determinada profundidade vai direcionar a opção de fundação mais adequada. A presença de solos problemáticos superficiais (expansivos ou colapsíveis) ou profundos (cársticos) certamente condiciona as soluções a serem consideradas e adotadas.
Qual o melhor tipo de fundação para solo arenoso?
O solo arenoso requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para evitar esse efeito e garantir a segurança da estrutura. Normalmente, as construções portuárias se utilizam dessas estacas preenchidas com betão para aumentar a resistência da fundação.
Quais fatores para uma fundação adequada?
De maneira geral a escolha da fundação adequada é uma combinação que depende da carga, do solo, do entorno e do nível do lençol freático. Mas tudo isso deverá ser bem analisado pelo engenheiro calculista e os profissionais envolvidos nessa etapa.
Quais critérios são importantes para a determinação se a fundação será rasa ou profunda?
Fundação superficial (rasa ou direta) Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
Como escolher o tipo de fundação?
Para você escolher o tipo de fundação é extremamente importante um laudo técnico de sondagem. Isto deve estar dentro do seu planejamento de projeto. Para uma edificação de até dois pavimentos com ocupação de até 100m2 basta se fazer dois furos de sondagem. Mas por que dois? Você pode se perguntar.
Como fazer essa análise dos tipos de fundação?
Para fazer essa análise dos tipos de fundação, o projetista precisa seguir a norma NBR-15.992 que dita os números mínimos de sondagens a serem realizadas conforme a topografia do local. Outra análise feita na escolha dos tipos de fundação é quais são as fundações usadas nas edificações vizinhas.
Qual o melhor tipo de fundação para sua obra?
Para saber qual o melhor tipo de fundação para sua obra, é preciso conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação.
Quem é responsável pela definição dos tipos de fundação?
O responsável pela definição dos tipos de fundação é o projetista, que inclui essas informações no projeto estrutural. Mas todo arquiteto também deve saber qual fundação é ideal para cada tipo de solo, afinal essa estrutura pode determinar todo o projeto arquitetônico. Ainda tem dúvidas sobre o assunto?