Como conferir a DFC?
Índice
- Como conferir a DFC?
- Como fazer análise de fluxo de caixa?
- O que é possível verificar por meio da DFC?
- Como é feito a DFC?
- Quais são os pontos importantes para análise do Fluxo de Caixa?
- O que é análise de Fluxo de Caixa?
- Como fazer o fluxo de caixa indireto?
- Como faço para fechar o valor da DFC?
- Como faço para fazer a DFC?
- Qual a função da DFC?
- Qual a obrigatoriedade da DFC?

Como conferir a DFC?
Amigo, assim como no modelo indireto, o saldo de caixa e equivalentes caixa no final da DFC deve ser igual ao saldo do seu balanço patrimonial. Ou seja, a variação de caixa no final da sua DFC deve ser igual ao resultado do saldo final do caixa do ano atual menos o saldo do caixa no ano anterior.
Como fazer análise de fluxo de caixa?
Se você tiver um fluxo de caixa positivo, sua empresa poderá pagar suas contas e investir em crescimento. Um fluxo de caixa negativo significa que você precisará encontrar uma fonte alternativa de renda para poder pagar as dívidas.
O que é possível verificar por meio da DFC?
A DFC permite saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata.
Como é feito a DFC?
A DFC pode ser feita por dois métodos diferentes: direto e indireto. Eles são derivados do balanço patrimonial e do DRE de certo período de tempo, servindo para uma avaliação mais precisa dos dados....Método direto
- Recebimento de clientes;
- Pagamentos de fornecedores;
- Despesas administrativas;
- Pagamentos ao governo.
Quais são os pontos importantes para análise do Fluxo de Caixa?
O fluxo de caixa é um controle que vai muito além de medir entradas e saídas....Temos uma relação de contas que podem ser conferidas em seu fluxo de caixa abaixo:
- Boleto.
- Cartão.
- Dinheiro.
- Cheque.
- Descontos de Duplicatas.
- Adiantamento de Cartão.
- Adiantamento de Boleto.
- Troca de Cheques Entradas.
O que é análise de Fluxo de Caixa?
A análise de Fluxo de Caixa mede o quanto de dinheiro entra e sai de uma empresa em um período específico, ou seja, mostra para o empreendedor a quantas andam suas operações.
Como fazer o fluxo de caixa indireto?
Método Indireto Um exemplo clássico é a depreciação que apesar de afetar o lucro líquido não representa um desembolso de caixa, portanto esse valor é “estornado”, ajustando o lucro. Então na elaboração da DFC pelo método indireto, começamos pelo Lucro Líquido apresentado na DRE (+) transações que não envolvam o caixa.
Como faço para fechar o valor da DFC?
Estou com uma DFC do método indireto, na qual não consigo fechar o valor. Somando as atividades operacionais e de investimentos, não chego no valor de diferença do caixa de um ano para o outro. Gostaria de saber em que parte estou deixando de alimentar. Boa tarde, colegas. Infelizmente, não consigo anexar os documentos.
Como faço para fazer a DFC?
Não estou pedindo para ninguém fazer a DFC e sim, algum especialista na área, se puder analisar e verificar qual a forma mais correta. Estou elaborando uma DFC modelo indireto, porém, o valor das variações (atividades operacionais, investimentos e financiamentos) não estão batendo com o valor da variação do saldos de caixa e equivalentes de caixa.
Qual a função da DFC?
A principal função da DFC é sintetizar de maneira estruturada todas as saídas e entradas de caixa de uma empresa durante determinado período. Para isto, a DFC é dividida em três grandes contas, que são: Além dessas contas gerais, cada uma delas é ainda subdividida em dezenas de outras sub contas.
Qual a obrigatoriedade da DFC?
A DFC é uma demonstração contábil obrigatória para muitas empresas. De acordo com a Lei 11.638/2007, todas as empresas de capital aberto precisam apresentar esta demonstração. A DFC passou a ser de apresentação obrigatória para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00.