Como saber se a agulha do toca disco está ruim?
Índice
- Como saber se a agulha do toca disco está ruim?
- Qual a melhor agulha para toca discos?
- Como saber quando trocar agulha vitrola?
- O que fazer quando o disco está pulando?
- Como ajustar o peso da agulha?
- Quais são as agulhas dos toca-discos?
- Qual é a agulha que está em contato com o disco?
- Qual a melhor agulhas para discos estéreo?
- Será que o toca-disco é melhor ou pior?
Como saber se a agulha do toca disco está ruim?
Faça uma avaliação anual, e perceba se existem distorções no som, ferrugem na parte de metal. Porém, é interessante ao menos a cada dois anos trocar a agulha do seu toca-discos se ela for de diamante, ou anualmente se ela for de safira.
Qual a melhor agulha para toca discos?
Agulhas cônicas Sua ponta esférica normalmente toca o centro das paredes do sulco do disco. Uma agulha cônica funciona melhor para toca-discos e configurações de áudio de preços baixos a moderados. Ela também é ideal para discos mono (vinil com um só canal) e discos de 78 RPM mais antigos.
Como saber quando trocar agulha vitrola?
No caso de discos estéreo, as laterais da agulha apoiam-se nas laterais do sulco. Quando a agulha fica gasta, ela adquire faces pontiagudas que destroem facilmente os sulcos do disco e precisam ser substituídas.
O que fazer quando o disco está pulando?
Você pode usar uma escova de fibra de carbono seca ou anti-estática antes de colocar para tocar, pois ajuda a eliminar poeira e partículas. Uma limpeza com água e sabão neutro também é recomendado.
Como ajustar o peso da agulha?
Se houver um contrapeso específico, com escala numérica, para definição do peso de trabalho da agulha, então basta gira-lo (ou desliza-lo, dependendo do braço) até que atinja o peso especificado pelo fabricante da cápsula. Normalmente os fabricantes de cápsulas especificam um peso, por exemplo, entre 1,5 e 2 gramas.
Quais são as agulhas dos toca-discos?
As agulhas dos toca-discos são feitas de um material bem duro, como a safira ou diamante e recebem um tratamento para que sua superfície fique extremamente lisa. No caso de discos estéreo, as laterais da agulha apoiam-se nas laterais do sulco.
Qual é a agulha que está em contato com o disco?
É a agulha que está em contato com o disco e seu atrito nos sulcos emitem informações para a cápsula que é a responsável em converter a energia mecânica (produzida pelo contato da agulha com o disco) em energia elétrica para ser amplificada pela aparelhagem de som e se converter em energia sonora que sai pelas caixas.
Qual a melhor agulhas para discos estéreo?
Agulhas para discos estéreo são mais finas do que agulhas para discos mono, não sendo portanto recomendadas para discos mono sob pena de desgaste prematuro da mesma. Agulhas para discos mono, por sua vez, podem não trilhar corretamente discos estéreo, podendo inclusive danificá-los.
Será que o toca-disco é melhor ou pior?
Muitas vezes pensamos apenas na escolha do toca-disco discutindo qual o melhor ou pior e esquecemos uma parte fundamental que são as agulhas e cápsulas. Realmente, vão ser as agulhas que vão entrar em contato com os sulcos do disco e é, a partir delas, que o som será emitido. Este pequeno ponto da cápsula é esculpido em diamante ou safira.