Como ocorre a Cleistogamia?

Índice

Como ocorre a Cleistogamia?

Como ocorre a Cleistogamia?

Na soja ocorre a cleistogamia, ou seja, a polinização do estigma ocorre antes da abertura do botão floral ou antese. No feijoeiro, a cleistogamia está associado à quilha, que envolve o estigma e os estames numa estrutura em forma de espiral, facilitando a autofecundação.

O que proporciona taxas elevadas de Autogamia na soja?

A soja é uma espécie autógama, que possui flores com- pletas. No momento da polinização, as anteras formam um anel em volta do estigma. O pólen é, então, depositado diretamente no estigma, o que resulta em elevada taxa de autofecundação.

Quais são os mecanismos que dificultam a autofecundação Cite e explique os mecanismos?

A hercogamia que é uma barreira física, onde a localização dos órgãos sexuais da planta que não permite a aproximação dos gametas femininos e masculinos e a cleistogamia que é quando a fecundação acontece antes da abertura da flor, assim, evita o contato com o pólen que venha de outro vegetal.

Qual a estratégia das flores para evitar a autopolinização?

Nas flores com estames (parte masculina) e pistilos (parte feminina), normalmente, há mecanismos que impedem ou dificultam a autopolinização. Um desses mecanismos é a hercogamia (barreira física que dificulta a chegada do pólen ao estigma da flor).

Quais são os fatores que favorecem a Alogamia?

Algumas plantas monóicas (as que possuem ambas as estruturas, masculinas e femininas na mesma planta) apresentam fatores associados com a presença de inflorescências macho e fêmeas separadas na mesma planta, o que favorece a alogamia.

O que é protandria e Protoginia?

Há duas formas de dicogamia: a protoginia, na qual a maturação dos órgãos sexuais femininos precede a dos masculinos, e a protandria na qual, pelo contrário, os órgão sexuais masculinos maturam antes dos femininos.

Postagens relacionadas: