Como saber se a frase tem concordância verbal?

Índice

Como saber se a frase tem concordância verbal?

Como saber se a frase tem concordância verbal?

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Quais são as concordâncias verbais?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Como se dá a concordância verbal?

Como se dá a concordância verbal? A concordância verbal ocorre quando a conjugação do verbo se adapta ao sujeito em número e em pessoa. O sujeito pode estar no singular ou no plural e pode ser em 1ª, 2ª ou 3ª pessoa. Veja: A conjugação do verbo concorda com o sujeito ao qual está se referindo. Veja nos enunciados abaixo:

Como identificar o erro de concordância?

Na imagem acima podemos identificar o erro de concordância de duas formas: A princípio, “entrada” e “permanência” estão no feminino, logo, o predicativo “proibida” deve concordar em gênero.

Por que não usar regras de concordância?

E, apesar desse caso ser muito marcado, existem outros que costumam gerar bastante dúvida, justamente por não serem tão explícitos. Respeitar as regras de concordância verbal é fundamental para que o seu texto faça sentido, tenha fluidez na leitura e te garanta uma boa nota em provas como o Enem.

Por que o verbo concorde com a porcentagem?

É mais comum que o verbo concorde com o termo que especifica a porcentagem: Na pesquisa, 98,1% dos entrevistados preferem ficar em casa. Se o termo não estiver explícito, é mais comum que o verbo concorde com o número: Na entrevista, 98,1% preferem ficar em casa, enquanto 1,9% prefere sair.

Postagens relacionadas: