Quando a cárie atinge a raiz?
Quando a cárie atinge a raiz?
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
Como saber se a cárie já chegou na raiz?
A cárie, quando está no início, normalmente não apresenta sintoma algum. Contudo, se ela já está instalada há algum tempo, ainda pode existir solução. A reversão do processo de desmineralização do dente acontece através da aplicação de vernizes, selantes e flúor.
O que fazer quando a cárie atinge a raiz do dente?
“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.
Como fazer o diagnóstico de cárie?
Abaixo está uma representação das fases da cárie. Clique para ampliar . O diagnóstico de cárie é feito por visualização e observação da textura da região com instrumentos. É fundamental observar uma série de características para guiar o tratamento.
Por que a cárie é mais comum em crianças?
A cárie nada mais é do que a deterioração do dente e está relacionada ao estilo de vida da pessoa. Hábitos alimentares, cuidados com os dentes, presença de flúor na água ingerida ou no creme dental, podem evitar o aparecimento de dentes com cárie. Embora a cárie seja mais comum em crianças, os adultos também estão sujeitos a ela.
Como identificar a cárie no dente?
Em estágio inicial, o paciente não sente dor e a identifica apenas por meio da observação da presença de manchas brancas nos dentes. Quando a cárie corrói o esmalte do dente e começa a invadir a dentina, é preciso ficar atento, pois o caso começa a ficar mais sério e doloroso.
Quais os fatores de risco da cárie?
A cárie é um dano nos dentes causado por ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme), conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca. Fatores de risco da cárie As bactérias produzem o ácido que destrói o esmalte dos dentes após consumir restos de alimentos, principalmente açúcar.