Como identificar as características de uma fonte confiável de informação?

Índice

Como identificar as características de uma fonte confiável de informação?

Como identificar as características de uma fonte confiável de informação?

Leia as credenciais do autor e de sua reputação. Repare no meio que se publica tal conteúdo para ver se há algum tipo de sinal na informação ou de publicidade. Atente-se ao conteúdo, se é atual, original, correto (bem escrito), possui um raciocínio lógico e cita suas fontes de informação.

Como verificar a confiabilidade de uma informação?

Avaliando as fontes Essa é uma das formas mais eficazes de saber se o que você está lendo é confiável. Ao encontrar um artigo, pesquisa ou mesmo reportagens, verifique se há referência às fontes consultadas, data ou nome do jornalista responsável pela informação original.

Como saber se uma fonte de informação é confiável ou não?

Como saber se uma fonte de informação é confiável ou não? Nem toda informação publicada na internet é confiável. Isso era algo que todas as pessoas deveriam saber, embora algumas nem imaginam. Quando se faz uma pesquisa no Google, querer um resultado rápido é uma necessidade de se informar.

Será que a Internet é fonte de informações?

A internet é fonte de informações, não de notícias. Mas será uma fonte confiável? Eu sei que pode parecer um pouco contraditório falar assim, mas a internet deve ser considerada uma fonte para você coletar informações.

Quais são as fontes da Wikipedia?

As fontes podem ser primárias, secundárias e terciárias, publicações especializadas, imprensa geral… mas nada de autopublicações (livros autopublicados, fanzines, páginas webs pessoais, blogs, foros de discussões, redes sociais). Isso é o que a Wikipedia considera na hora de redigir seus artigos e conseguir suas fontes.

Quais são os conteúdos eletrônicos?

Fonte: PINTO, Maria Pinto (UGR). Deve-se observar o menu dos conteúdos eletrônicos, principalmente as partes que levam em conta a confiabilidade de uma fonte, sua autoria, atualização, o conteúdo, a acessibilidade, funcionalidade, navegabilidade e o design.

Postagens relacionadas: