Como identificar uma função injetora Sobrejetora ou Bijetora?

Índice

Como identificar uma função injetora Sobrejetora ou Bijetora?

Como identificar uma função injetora Sobrejetora ou Bijetora?

Função injetora: uma função é injetora se os elementos distintos do domínio tiverem imagens distintas. Por exemplo, dada a função f : A→B, tal que f(x) = 3x. Função bijetora: uma função é bijetora se ela é injetora e sobrejetora. Por exemplo, a função f : A→B, tal que f(x) = 5x + 4.

Como identificar se uma função é Bijetora?

Funções bijetoras possuem contradomínio e imagem iguais e, além disso, elementos distintos do domínio relacionam-se com elementos distintos da imagem. Também chamada de bijeção ou função bijetiva, uma função bijetora é aquela que é injetora e sobrejetora ao mesmo tempo.

Como descobrir se uma função é Bijetora?

Portanto, uma função é considerada bijetora quando possui contradomínio igual à imagem e, ao mesmo tempo, quando elementos distintos do domínio têm imagens distintas. Quando isso acontece, cada elemento do domínio ficará ligado a um único elemento da imagem, e vice-versa.

O que é uma função injetora gráfico?

Na função injetora, o gráfico pode ser crescente ou decrescente. Ele é determinado por uma reta horizontal que passa por um único ponto. Isso porque um elemento da primeira função possui um correspondente na outra.

O que significa escrever y F X?

Definição: O gráfico de uma função y = f(x) é conjunto de todos os pares ordenados (x, f(x)), sendo x pertencente ao domínio da função. Os pares (x, f(x)) são representados graficamente por um ponto num plano cartesiano com sistema de coordenadas.

Postagens relacionadas: