Como resolver função log?

Índice

Como resolver função log?

Como resolver função log?

A função logarítmica é dada pela lei f(x) = logax, no qual "a" é a base positiva (a > 0) e sempre diferente de 1. Nesse tipo de função, o logaritmo de base "a'', ligado a determinado valor de b, tem o expoente igual a x, que é a potência da base que resulta justamente em b.

Como saber se a função exponencial e crescente ou decrescente?

Tipos de função exponencial O gráfico da função f(x) = ax é crescente quando a base é um número maior do que 1, ou seja, quando a > 1. Nesse caso, quanto maior o valor de x maior será o valor de y. A função exponencial é decrescente quando a base é um número maior que 0 e menor que 1, ou seja, quando 0

Quais funções exponenciais podem ser classificadas como crescente?

Função Crescente ou Decrescente A função exponencial pode ser crescente ou decrescente. Será crescente quando a base for maior que 1. Por exemplo, a função y = 2x é uma função crescente. Para constatar que essa função é crescente, atribuímos valores para x no expoente da função e encontramos a sua imagem.

Qual das funções exponencial abaixo é crescente?

Função exponencial crescente: é quando a > 1, independente do valor de x. Confira no gráfico abaixo que à medida que o valor de x aumenta, f(x) ou y também aumentam. Função exponencial decrescente: é quando 0 < a < 1, de forma que teremos uma função exponencial decrescente em todo o domínio da função.

Para que serve a função log?

A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.

Quando usar função logarítmica?

A base, por definição, deve ser positiva e diferente de 1. A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.

Quais os valores da função logarítmica?

Com os valores encontrados na tabela, traçamos o gráfico dessa função. Note que quanto menor o valor de x, mais perto do zero a curva logarítmica fica, sem contudo, cortar o eixo y. A inversa da função logarítmica é a função exponencial. A função exponencial é definida como f (x) = a x, com a real positivo e diferente de 1.

Como determinar se a função é decrescente?

Se a < 0, a função é decrescente. Vamos determinar se as funções a seguir são crescentes ou decrescentes. Crescente, pois a = 2 > 0. Decrescente, pois a = – 1 < 0. Decrescente, pois a = – 4 < 0. Crescente, pois a = 4 > 0. Quando uma função não é crescente nem decrescente, ou seja, quando a = 0, ela é uma função constante.

Quais são as funções crescentes?

Funções crescentes Um exemplo de função crescente é a função y = 4x + 5. Para perceber isso, observe a tabela a seguir: Observe que o valor de x, a cada linha, é aumentado em uma unidade.

Como encontrar os intervalos em que uma função é crescente ou decrescente?

Então, se quisermos encontrar os intervalos em que uma função é crescente ou decrescente, nós a derivamos e encontramos os intervalos em que sua derivada é positiva ou negativa (o que é mais fácil de se fazer!). Quer aprender mais sobre intervalos crescentes/decrescentes e cálculo diferencial? Confira este vídeo. é crescente ou decrescente.

Postagens relacionadas: