O que fazer quando a dentina fica exposta?
Índice
- O que fazer quando a dentina fica exposta?
- O que causa dentina exposta?
- Onde fica a dentina do dente?
- Qual é a cor da dentina?
- Como tratar a retração da gengiva?
- O que causa a sensibilidade?
- Onde fica o cemento do dente?
- Tem esmalte na raiz do dente?
- Como ocorre a penetração de substâncias através da dentina?
- Qual a escova correta para o dente?
- Como ocorre a hipersensibilidade dentinária?
- Quando a infiltração de dente não é reparada?

O que fazer quando a dentina fica exposta?
Como tratar e prevenir a sensibilidade dentária
- Use uma escova com cerdas suaves, para ajudar a prevenir a perda das gengivas.
- Escove com um creme dental para dentes sensíveis, que continuará eliminando a placa, para limpar os dentes enquanto oferece alivio à sensibilidade.
O que causa dentina exposta?
Segundo Breno, as causas mais comuns da exposição da dentina são químicas, como por exemplo a ação de produção de ácido pelas bactérias da cárie; físicas, que tem como exemplo a abrasão por técnica, força e/ou escovação dentária incorreta; biológicas, por conta do ácido produzido pelo próprio organismo como em ...
Onde fica a dentina do dente?
A dentina ou a dentina são uma camada de material que se encontra imediatamente debaixo do esmalte do dente. É um dos quatro componentes principais do dente que compreende: O esmalte duro exterior.
Qual é a cor da dentina?
O dente é um elemento policromático e sua cor é estabelecida pela dentina resultando em uma coloração amarelada. O esmalte dental é translúcido e irá atenuar a cor da dentina, quanto maior for a mineralização do esmalte, mais translúcido ele se torna.
Como tratar a retração da gengiva?
Retração gengival - tratamento Deverá ser efetuada uma reeducação relativa à técnica de escovagem e aconselhada a substituição da escova de dentes por uma de cerdas mais macias, para além do uso de fio dental de uma forma regular.
O que causa a sensibilidade?
A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente.
Onde fica o cemento do dente?
Cemento é uma das quatro substâncias que formam os dentes. Trata-se de um tecido conjuntivo mineralizado que recobre toda a superfície das raízes dos dentes e que é menos duro que o esmalte, que recobre a coroa.
Tem esmalte na raiz do dente?
Esmalte – formado por sais de cálcio, envolve a dentina na região da coroa; na raiz a dentina é revestida pelo cemento. O esmalte é a substância que faz do dente uma das partes mais duras do nosso corpo. É a parte do corpo com maior grau de mineralização (concentração de sais minerais).
Como ocorre a penetração de substâncias através da dentina?
Esse processo de penetração de substâncias através da dentina é um processo passivo e é determinado, em grande parte, pela estrutura própria da dentina. Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior.
Qual a escova correta para o dente?
A raiz exposta do dente causa uma sensibilidade acima do comum, para a escovação deve ser utilizada uma escova ultra macia que não machuque os pontos sensíveis e ainda assim seja efetiva na remoção e no controle do biofilme dental. A Special Care da TePe cumpre todos os requisitos acima.
Como ocorre a hipersensibilidade dentinária?
Observa-se que muitas vezes o paciente pode permanecer com hipersensibilidade dentinária por muito tempo sem que se desenvolva qualquer inflamação pulpar. Acredita-se que o movimento de fluidos pode ocorrer nessas condições e, de fato, é a premissa básica da teoria hidrodinâmica da algia dentinária.
Quando a infiltração de dente não é reparada?
Quando a infiltração na restauração de dente não é reparada, ocorrerá o desenvolvimento da cárie dentária. Se a cárie crescer, alcançará o nervo do dente e causará muita dor.