O que fazer quando a gengiva do bebê está inchada?
Índice
- O que fazer quando a gengiva do bebê está inchada?
- Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer os dentes?
- O que o bebê sente quando os dentes estão nascendo?
- O que é bom para gengiva inflamada em crianças?
- Qual é a gengiva inchada no bebê?
- Qual a coloração da gengiva inchada?
- Como prevenir o inchaço da gengiva?
- Como descobrir se há problemas na gengiva?

O que fazer quando a gengiva do bebê está inchada?
Para diminuir o incômodo das gengivas inchadas do bebê, uma solução natural e simples é dar para ele morder uma maçã ou uma cenoura frias, cortadas em formato grande para que ele consiga segurar e não engasgue. Outra solução será deixá-lo com um mordedor apropriado que se pode comprar em qualquer farmácia.
Como fica a gengiva do bebê quando vai nascer os dentes?
Vermelhidão e dor na gengiva, no local onde o dente vai nascer. Uma bochecha mais corada do que a outra. Babar mais do que o usual. Roer e mastigar muito as coisas.
O que o bebê sente quando os dentes estão nascendo?
Quando os dentinhos estão nascendo, as crianças podem sentir coceira na gengiva, aumento da saliva, bem como inchaço na região e vermelhidão, além de perda do apetite, irritação e sono agitado. Febre baixa e fezes amolecidas podem surgir.
O que é bom para gengiva inflamada em crianças?
O tratamento pode incluir uma abordagem local no consultório com o odontopediatra, mas também deve envolver o controle por meio da escovação e uso do fio dental, que atuam na desorganização da placa bacteriana.
Qual é a gengiva inchada no bebê?
A gengiva inchada no bebê é sinal de que os dentinhos estão nascendo e por isso os pais podem observar esse inchaço entre os 4 e 9 meses do bebê, embora existam bebês que completam 1 ano de vida e ainda não apresentam nem mesmo a gengiva inchada, e isso acontece porque cada criança tem seu próprio ritmo de crescimento.
Qual a coloração da gengiva inchada?
Assim, ao sentir qualquer inchaço, a primeira coisa a observar deve ser a coloração da mucosa (o tecido úmido que reveste toda a boca): ela tende a mudar de tom e se tornar avermelhada, sinalizando inflamação. A gengiva inchada, também chamada de edema gengival, poderá, ainda, vir acompanhada dessas características:
Como prevenir o inchaço da gengiva?
Como a causa mais frequente do inchaço da gengiva é a falta de higiene bucal, a solução começa com orientações personalizadas de higiene, seguidas de limpeza profissional (raspagem, alisamento e polimento). De acordo com o nível do inchaço, essa prática será suficiente.
Como descobrir se há problemas na gengiva?
Uma das melhores maneiras de descobrir se há problemas na gengiva é prestar atenção ao seu aspecto. A aparência da mucosa nos dá muitas dicas sobre a sua saúde, guiando o dentista para um diagnóstico mais preciso e eficaz do problema e, consequentemente, para o tratamento adequado.