O que é icterícia do leite materno?
Índice
- O que é icterícia do leite materno?
- Quanto tempo dura icterícia do leite materno?
- Quanto tempo dura a icterícia patológica?
- Qual a diferença entre icterícia fisiológica e patológica?
- Porque o leite materno pode causar icterícia?
- Por que os recém-nascidos têm icterícia do leite materno?
- Como reduzir a produção de leite materno?
- Por que algumas mães têm dificuldade em produzir leite materno suficiente?
- Quando ocorre a amamentação com leite materno?
O que é icterícia do leite materno?
A icterícia do leite materno pode ser definida como a persistência da “icterícia fisiológica” além da primeira semana de vida. Pode ocorrer em até um terço dos recém-nascidos saudáveis amamentados com leite materno.
Quanto tempo dura icterícia do leite materno?
Muitos bebês amamentados exclusivamente têm icterícia prolongada associada ao leite materno. É a chamada icterícia do leite materno, que geralmente se desenvolve após a primeira semana e se estende até a segunda e terceira semanas de vida, podendo continuar por até dois ou três meses.
Quanto tempo dura a icterícia patológica?
É nesse momento que o aleitamento é adaptado e podem ser identificadas alterações – como a icterícia patológica, como é mais conhecida a hiperbilirrubinemia. Comum em 60% dos RNs, ela costuma desaparecer em até sete dias, mas quando permanece pode indicar uma série de problemas de saúde.
Qual a diferença entre icterícia fisiológica e patológica?
→ Icterícia patológica Tem mais depois da publicidade ;) Esse tipo de icterícia, diferentemente da icterícia fisiológica, surge até 24 horas após o nascimento. É desencadeada em razão de anormalidades hepáticas, biliares ou metabólicas, infecções e incompatibilidade no sistema ABO e Fator Rh.
Porque o leite materno pode causar icterícia?
A icterícia do leite materno é causada por substâncias no leite de matriz que pode impedir que a bilirrubina esteja excretada do corpo. Isto é visto em alguns bebês saudáveis, amamentados após aproximadamente uma semana da idade. Este tipo de icterícia pode durar por um mês ou mais e não são geralmente prejudiciais.
Por que os recém-nascidos têm icterícia do leite materno?
Geralmente recém-nascidos com icterícia causada pelo leite materno apresentam bom estado geral, bom ganho de peso, função hepática normal e não há evidência de hemólise. Frente à icterícia do leite materno, deve-se:
Como reduzir a produção de leite materno?
Se tudo estiver bem, mais depressa fica tranquilizada. Além disso, evita a armadilha de dar leite de fórmula ao seu bebé, sem necessidade, o que pode reduzir a sua própria produção de leite. Um pequeno número de mães pela primeira vez tem dificuldade em produzir leite materno suficiente devido a motivos médicos, que incluem:
Por que algumas mães têm dificuldade em produzir leite materno suficiente?
Um pequeno número de mães pela primeira vez tem dificuldade em produzir leite materno suficiente devido a motivos médicos, que incluem: Uma perda de sangue excessiva (mais de 500 ml) durante o parto ou a retenção de fragmentos da placenta podem atrasar a descida do seu leite (que geralmente acontece cerca de três dias após o parto). 1
Quando ocorre a amamentação com leite materno?
Pode ocorrer em até um terço dos recém-nascidos saudáveis amamentados com leite materno. Geralmente se apresenta depois dos primeiros 3 a 5 dias de vida, com pico dentro de 2 semanas depois do nascimento e progressivamente diminui aos níveis normais ao longo de 3 a 12 semanas.