Como saber se minha empresa é optante pelo Simples Nacional?

Índice

Como saber se minha empresa é optante pelo Simples Nacional?

Como saber se minha empresa é optante pelo Simples Nacional?

Fazer a consulta Simples Nacional e descobrir se a sua ou qualquer outra empresa adota esse regime é muito fácil. O primeiro passo é acessar o site oficial da Receita Federal, informar o CNPJ de sua empresa ou daquela que deseja obter informações e por fim clicar em consultar.

Como definir o regime de tributação de uma empresa?

O regime de tributação é um sistema que estabelece a cobrança de impostos de cada CNPJ, de acordo com o montante da arrecadação. Além disso, ele também vai depender de vários outros fatores inerentes ao negócio, como o porte, o tipo de atividade exercida, o faturamento etc.

Como mudar uma empresa do lucro presumido para Simples Nacional?

A alteração de regime de tributação é feita por um contador, que fica responsável por cancelar a opção pelo regime atual e aderir ao novo. Essa mudança só pode ser realizada no início de cada ano fiscal, dentro dos prazos divulgados pela Receita Federal — geralmente, até o fim de janeiro.

Qual a diferença entre Simples Nacional e Lucro Presumido?

Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo! Qual a diferença entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real?

Qual a diferença entre o lucro e o Simples Nacional?

Porém, uma vez que você opte por ter, existem diferenças entre o Lucro Presumido e o Simples Nacional. No Lucro Presumido, você vai pagar 20% sobre o valor do Pró-Labore. Já no Simples Nacional já está incluso no valor da alíquota, então é outra vantagem.

Qual a diferença entre lucro presumido e lucro Nacional?

Embora também apresente uma proposta mais simplificada para a tributação de uma empresa, o lucro presumido se difere do simples nacional por não tratar da particularidade de uma empresa para outra e sim de generalizar seus lucros de acordo com as atividades prestadas.

Como funciona o Simples Nacional?

Embora exista desde 2007, através da Lei Complementar 123, sofreu diversas alterações ao longo dos anos. Apesar disso, ainda é o modelo mais simplificado disponibilizado e permite uma economia de até 80% em relação aos outros. Podem optar pelo SImples Nacional: Receita bruta: observar o limite máximo anual estabelecido em Lei.

Postagens relacionadas: