Qual a diferença entre infecção de garganta viral e bacteriana?

Índice

Qual a diferença entre infecção de garganta viral e bacteriana?

Qual a diferença entre infecção de garganta viral e bacteriana?

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Como saber se a gripe é viral ou bacteriana?

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

Quais os sintomas de uma infecção de garganta?

Sintomas de infecção da garganta Pessoas com infecções de garganta sentem dor intensa ao engolir e, geralmente, ao falar. Por vezes, também se sente dor nos ouvidos. Algumas pessoas apresentam febre, cefaleia e náuseas. As amígdalas ficam vermelhas e inchadas e, por vezes, têm manchas brancas.

O que é infecção bacteriana na garganta?

A amigdalite bacteriana é uma inflamação das amígdalas, que são estruturas localizadas na garganta, causada por bactérias geralmente do gênero Streptococcus. Essa inflamação normalmente causa febre, dor de garganta e dificuldade para engolir, o que leva à perda de apetite.

O que é gripe bacteriana?

A gripe bacteriana é uma infecção aguda do sistema respiratório que é provocada pelo vírus influenza e tem potencial elevado de transmissão. Essa é uma doença mais comum em idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e crianças.

Quanto tempo leva para curar a dor de garganta?

A dor de garganta, também conhecida como odinofagia, geralmente, dura de 3 a 5 dias quando sua causa é viral, mas quando se trata de uma infecção bacteriana, o período pode ser superior a 3 semanas e, neste caso, a melhor forma de tratamento é com antibióticos receitados pelo médico.

Qual a Idade da infecção na garganta?

Esta infecção na garganta provocada por vírus é muito comum em crianças pequenas, com 5 anos em média, pois são facilmente adquiridas nas creches e escolas devido contato direto que as crianças têm nestes locais.

Quais são os sintomas de infecções bacterianas e virais?

Infecções bacterianas e infecções virais podem causar sintomas semelhantes, como tosse e espirros, febre, inflamação, vômitos, diarreia, fadiga, e cólicas, sintomas os quais são maneiras que o sistema imunológico tenta livrar o corpo de organismos infecciosos.

Como tratar a infecção bacteriana?

Já nos casos em que a causa é bacteriana, o que é mais comum em crianças, é necessário tratar a infecção imediatamente com antibióticos. O tratamento é importante não apenas para controlar a infecção, mas principalmente para evitar complicações pela deposição de complexos formados por antígenos bacterianos e anticorpos.

Como saber se a infecção é viral?

Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral.

Postagens relacionadas: