Como saber se os componentes são compatíveis com a placa mãe?
Como saber se os componentes são compatíveis com a placa mãe?
O socket da placa-mãe nada mais é que o local onde o processador será instalado. Cada geração de processadores possui compatibilidade com um tipo específico de socket. Por exemplo, os chips Intel Core i3 e i5 da série 4000 são compatíveis com o socket LGA1150. Já os AMD A4, A6 e A8 são compatíveis com o socket FM2.
O que acontece se colocar uma memória RAM com freqüência diferente da recomendada?
Porém, embora o uso de pentes de memória RAM de marcas e frequências diferentes seja possível, ele não é recomendável, pois pode gerar alguns prejuízos no desempenho da máquina e até mesmo crash de alguns processos.
Como saber se uma placa mãe é boa?
Para escolher uma placa mãe que garanta um desempenho satisfatório ao seu computador, é preciso, antes de tudo, escolher qual o processador que você pretende utilizar. Isso é importante, pois cada placa mãe possui compatibilidade com determinada geração de processadores, seja da Intel ou da AMD.
Pode colocar memória RAM com freqüência maior?
Usando uma memória de maior freqüência pode produzir os seguintes problemas: Queda de desempenho. Menor freqüência de RAM pode tentar manter-se com maior freqüência de RAM, causando danos à placa-mãe devido a tensões irregulares e aquecimento na memória RAM (Random Access Memory).
Quanto maior a freqüência da memória RAM melhor?
De acordo com Iuri Santos, os Intel Core de sexta e sétima gerações devem permitir até 2.400 MHz, mesmo em dual-channel, enquanto modelos de oitava e nona vão até os 2.666 MHz. As CPUs mais recentes, de décima geração, permitem até 2.933 MHz de frequência, mas, dependendo da placa-mãe utilizada, esse número pode subir.