O que fazer quando a moleira está baixa?

Índice

O que fazer quando a moleira está baixa?

O que fazer quando a moleira está baixa?

A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado, que pode incluir apenas alguns cuidados em casa como dar muitos ...

O que pode ser moleira baixa?

Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias. Moleira alta: pode ser resultado de aumento da pressão craniana no bebê ou de um quadro de infecção. Nesse caso, é imprescindível levá-lo ao médico.

Quando se preocupar com a moleira do bebê?

Uma preocupação muito comum é sobre a moleira alta, no entanto, se você sentir um tato flexível ou almofadado, não tem problema. O que não pode acontecer é esta estar alta e tensa, o que é um sinal de que está a aumentar a pressão no cérebro da criança por algum motivo (meningite, hidrocefalia, ou outras doenças).

É normal a moleira do bebê ser pequena?

“O normal é que as suturas se fechem aos poucos, mas a moleira pequena isoladamente não costuma se sinal de qualquer problema”, tranquiliza os pais.

O que não pode acontecer se a moleira fechar?

Moleira baixa ou funda pode ser sinal de que o crescimento craniano no bebê está abaixo do esperado; Moleira alta pode significar aumento da pressão craniana ou até mesmo um quadro de infecção. Nesse caso, é importante levar o bebê para ser consultado por um pediatra com urgência.

O que acontece se apertar a moleira de um bebê?

Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.

Por que as moleiras podem estar mais altas?

Outras moleiras podem estar mais altas, tensas ou abauladas. “Pode significar uma lesão ocupando espaço no cérebro e causando o que se chama de hipertensão intracraniana, condição grave e com uma série de riscos. Ainda pode significar edema cerebral com hipertensão intracraniana”, alerta Rita de Cassia.

Quais são as principais moleiras do bebê?

As principais moleiras são a fontanela anterior, localizada no centro da cabeça do bebê quando o olhamos de cima, e a fontanela posterior, que fica no centro da parte de trás da cabeça. Algumas moleiras podem ficar fundas ou baixas.

Qual é a moleira do recém-nascido?

A moleira é um espaço entre os ossos do crânio do recém-nascido. Pode receber o nome de fontanela anterior – que é a maior e mais preocupante – e fontanela posterior.

Quais são as moleiras do crânio?

As moleiras estão localizadas nas divisórias dos ossos que compões o crânio. “Um recém-nascido tem até oito moleiras, mas algumas não são visíveis por serem espaços muito pequenos”, constata Rita de Cassia.

Postagens relacionadas: