Como saber se uma frase está no imperativo?
Como saber se uma frase está no imperativo?
Frase imperativa é uma palavra ou grupo de palavras que expressa: ordem, sugestão, pedido, conselho. Nesse tipo de frase, o verbo sempre está no modo imperativo. Esse tipo de frase pede para alguém fazer alguma coisa. Nós podemos encontrar frases imperativas: afirmativas e negativas.
O que indica a frase imperativa?
1. Que impera ou manda; que exprime ordem, exortação ou pedido (ex.: frase imperativa). 4. [ Gramática ] Modo do verbo que exprime ordem, exortação ou pedido.
O que são verbos imperativos exemplos?
Deter-nos-emos aqui em estudar o modo verbal chamado IMPERATIVO, que expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc. Exemplos: Vamos, corram! Perdoe-me, eu lhe imploro.
Quais os exemplos de frases no modo imperativo?
Exemplos de frases no modo imperativo: Não corra! Faça aqui a sua inscrição. Venham todos para a sala de jantar. Não fume aqui dentro. Lute como uma garota! Não esqueça o seu compromisso, João! Modo imperativo é o modo verbal usado quando se deseja dar uma ordem.
Qual o significado do imperativo?
No modo imperativo a pessoa falante leva o seu interlocutor a realizar uma ação, expressando o que quer que ele faça. Assim, a ação transmitida por um verbo no imperativo é um pedido, convite, exortação, ordem, comando, conselho ou súplica. O imperativo se divide em imperativo afirmativo e imperativo negativo, sendo conjugados de forma diferente.
Como o imperativo é formado?
O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos. a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu). b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro.
Quais as formas do imperativo afirmativo?
No imperativo afirmativo, a 2.ª pessoa do singular (tu) e a 2.ª pessoa do plural (vós) derivam do presente do indicativo, sendo retirado o -s final das formas conjugadas no presente. Presente do indicativo: Tu estudas. Vós estudais. Imperativo afirmativo: