Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

Índice

Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

Quais são os 9 tipos de orações subordinadas adverbiais?

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Como funcionam as orações adverbiais?

Acontece, porém, que as orações adverbiais, como foi dito, funcionam como um adjunto adverbial, que é um termo acessório, não é uma informação essencial para o sentido geral da frase. Assim, podem ser confundidas com as orações coordenadas.

Qual a função da oração subordinada adverbial?

As orações subordinadas adverbiais, tal como os advérbios, desempenham a função sintática de modificador. Assim, sempre que a oração subordinada adverbial antecede ou está intercalada na oração subordinante (principal), é isolada por vírgulas dado que não se encontra na sua posição canónica.

Quais são as orações subordinadas adverbais causais?

As orações subordinadas adverbais causais exprimem ideia de causa do fato expresso na oração principal. Iniciam-se por: porque, visto que, como, uma vez que, etc. Exemplo: Uma vez que lhe dei o dinheiro, não posso pedi-lo de volta. [uma vez que lhe dei o dinheiro = oração subordinada adverbial causal]

Qual o tipo de advérbio?

Basicamente, podemos afirmar que advérbio é a palavra que modifica o sentido do verbo, acrescentando-lhe uma circunstância. Pode também se referir a um adjetivo ou a outro advérbio, ou, até mesmo, a uma oração inteira. Dessa forma, os tipos de advérbio podem indicar lugar, tempo, modo, intensidade, dúvida, afirmação e negação.

Postagens relacionadas: