Qual a sequência de atos que formam o procedimento comum ordinário?

Índice

Qual a sequência de atos que formam o procedimento comum ordinário?

Qual a sequência de atos que formam o procedimento comum ordinário?

O procedimento comum ordinário no processo penal

  • oferecimento da denúncia ou queixa. Recebimento ou rejeição pelo juiz;
  • citação do réu;
  • resposta à acusação;
  • absolvição sumária (art. 397, CPP);
  • audiência de instrução e julgamento.

Como saber o procedimento no Processo Penal?

O procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo. Basicamente, ele será tratado pela quantidade de pena máxima aplicada para cada crime, ou seja, quando a pena máxima privativa de liberdade aplicada no tipo penal for igual ou superior a 4 (quatro) anos, o procedimento a ser empregado é o ordinário.

Quais são os ritos especiais no Processo Penal?

Rito ordinário (artigo 394 §1º, I do CPP) -> Pena máxima, igual ou superior a 4 anos. Rito Sumário (artigo 394, §1º, II do CPP) -> Pena máxima, superior a 2 anos e inferior a 4 anos. Rito Sumaríssimo (artigo 394, §1º, III do CPP e artigo 77 e ss. da Lei 9.099/1995) -> pena máxima não superior a 2 anos.

O que quer dizer procedimento ordinário?

Bem, primeiramente o Procedimento Ordinário é aquele que não comporta restrição acerca de meios probatórios – como a oitiva de testemunhas, a realização de perícia e inspeção judicial, entre outros - sendo permitidos também aqueles que sequer estão previstos no Código de Processo Civil.

Como são escolhidos os procedimentos para se apurar os crimes no processo penal brasileiro?

1°) Remessa e distribuição do inquérito policial ao judiciário; 2°) Oferecimento da inicial acusatória; 3°) Notificação para defesa preliminar, a ser apresentada em 15 dias; 4°) Rejeição ou recebimento da inicial, seguindo-se neste último caso o procedimento comum ordinário.

Como se define o rito no processo penal?

Ou seja, a partir da nova lei o rito é definido pela pena máxima do crime (art. 394, § 1º, CPP). b) defesa escrita. Em todos os procedimentos, comuns e especiais, ressalvados o procedimento do Júri e o dos juizados especiais, haverá resposta escrita da defesa, após a citação do réu.

Quais são os ritos procedimentais previstos no artigo 394 do CPP?

O procedimento comum é a regra, e este pode ser dividido em procedimento comum pelos ritos ordinário, sumário e sumaríssimo. Diz o art. 394, CPP: O procedimento será comum ou especial.

Postagens relacionadas: