Como descobrir se eu tenho alguma herança?

Índice

Como descobrir se eu tenho alguma herança?

Como descobrir se eu tenho alguma herança?

Além do inventário, também pode ser constatado na certidão de óbito, bem como, para uma maior certeza, é possível buscar uma certidão negativa de testamento no colégio notarial do Brasil (pesquisa é feita pela internet).

Como descobrir bens de um falecido?

Para solicitar uma busca de bens o interessado deve procurar um Cartório de Registro de Imóveis. Caso você deseje pesquisar em outros cartórios da cidade pode ser preciso ir de cartório em cartório.

Por que fazer um inventário?

No Brasil, existem duas formas de fazer um inventário: por via judicial ou extrajudicial. Esta última existe desde 2007. Dessa forma, o procedimento acabou sendo simplificado. Por meio de escritura pública, ele é feito em cartório e demora um ou dois meses. Foi instituído pela lei nº 11.441/07.

Como consultar o processo de inventário pela internet?

Atualmente é possível consultar a maioria dos processos pela internet. Isso permite que as pessoas tenham melhor aproveitamento do seu tempo. Com o processo de inventário não é diferente. Muitas pessoas, quando querem consultar um processo em andamento, se deslocam até o fórum da comarca onde ele está correndo, para obter atualizações.

Qual é o procedimento inventário?

Inventário é um procedimento Judicial ou Extrajudicial com a finalidade de transferir a propriedade do falecido ( de cujus) para os que ficaram vivos (herdeiros), fazendo um levantamento de tudo o que ele possuía, a fim de que a divisão entre os seus sucessores seja igualitária. Preencha o formulário e fale com um advogado especialista.

Qual o prazo máximo de abertura de inventário?

O primeiro fator a ser considerado, é o prazo. De acordo com o Art. 938 do CPC, o prazo máximo de abertura de inventário é de 60 dias. Para iniciar esse processo, deve-se recorrer aos serviços de advogados, para que possa defender os interesses da parte representada e elaborar a documentação de acordo com as normas jurídicas.

Postagens relacionadas: