Quais são as complicações da sonda Nasogastrica?

Índice

Quais são as complicações da sonda Nasogastrica?

Quais são as complicações da sonda Nasogastrica?

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

Quantos dias pode ficar a sonda nasoenteral?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Como reiniciar a sonda?

Aguardar a melhora do paciente e reiniciar o procedimento. Caso ocorra resistência à progressão da sonda, não forçar, a rotação suave pode ajudar. Se isto não for bem sucedido, abrir a boca do paciente usando abaixador de língua e verificar se a sonda não está enrolada na nasofaringe, se positivo, retirar e iniciar novamente.

Como a sonda chegou ao estômago?

Retirar o guia do interior da sonda com movimentos rotatórios ao certificar que a sonda chegou ao estômago. Confirmar a localização da sonda aspirando suco gástrico com seringa de 10ml, desprezando a seguir em um copo descartável.

Como limpar o frasco da sonda?

»Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda; »Manter a pinça da sonda fechada, quando não estiver em uso;+ -

Qual a função da sonda de alimentação?

Tem como função apenas a alimentação do paciente, sendo de escolha no caso de pacientes que receberam alimentação via sonda por tempo indeterminado e prolongado. Por isso, esta sonda só permanece aberta durante o tempo de infusão da alimentação.

Postagens relacionadas: