Como funciona a suspensão dianteira de uma moto?
Índice
- Como funciona a suspensão dianteira de uma moto?
- Quando trocar bengala de moto?
- Quanto tempo dura o amortecedor da moto?
- Como saber se o amortecedor está ruim?
- Como fazer um ajuste de suspensão em sua moto?
- Como identificar problemas na suspensão do seu carro?
- Qual o intervalo médio para a revisão da moto?
- Como ajustar a suspensão dianteira?

Como funciona a suspensão dianteira de uma moto?
Elas ligam o conjunto de amortecimento frontal ao chassi da moto, através do canote (o eixo dessa dobradiça). Essas mesas, a superior e a inferior, têm três furos, um para cada bengala e um central para o canote. As bengalas são conjuntos cilíndricos de mola (interna) e amortecedor hidráulico.
Quando trocar bengala de moto?
Segundo o mecânico Leandro Panades, a troca do fluido hidráulico da suspensão dianteira deve ser realizada uma vez ao ano. Ou, entre 10 e 15 mil km – o que varia de acordo com o fabricante.
Quanto tempo dura o amortecedor da moto?
Quando trocar o amortecedor de moto Além disso, o ideal é que a cada 10 mil quilômetros o amortecedor de moto seja substituído. Essa é a recomendação do fabricando, buscando garantir uma maior segurança para o motociclistas.
Como saber se o amortecedor está ruim?
Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.
Como fazer um ajuste de suspensão em sua moto?
Entretanto, algo que qualquer motociclista poderia fazer, mas raramente faz, é o ajuste de suspensão. Não se trata de um ajuste para deixar a moto com um visual diferente, mas, sim, para adequar seu funcionamento ao peso do motorista e seu estilo de pilotagem.
Como identificar problemas na suspensão do seu carro?
Como identificar problemas na suspensão? Há vários indícios de que a suspensão do seu carro pode estar com problemas. Você deve observá-los atentamente, para saber quando precisa levar o veículo à oficina. Confira: ruídos parecidos com um chocalho, que você pode notar sempre que passar por lugares esburacados ou lombadas.
Qual o intervalo médio para a revisão da moto?
Por fim, o segundo método prioriza o período recomendado, que pode ser informado em quilometragem ou tempo, a depender da fabricante da sua moto. Normalmente, o intervalo médio para a revisão dessa peça é a cada 10 mil quilômetros rodados e contempla a análise de outras peças como as buchas do quadro elástico.
Como ajustar a suspensão dianteira?
No momento da frenagem ou ao dirigir sobre ondulações, a suspensão dianteira se comprime para manter a estabilidade da moto. Uma suspensão muito macia pode desestabilizar a moto, assim como uma muito dura pode causar impactos excessivos e trepidação. É preciso ajustar a pré-carga dianteira, medindo o deslocamento do amortecedor na bengala.