Qual das soluções conduzem corrente elétrica?

Índice

Qual das soluções conduzem corrente elétrica?

Qual das soluções conduzem corrente elétrica?

1. Solução iônica ou eletrolítica: esse tipo de solução conduz eletricidade, em razão da presença de íons (átomos ou grupos de átomos de elementos químicos com carga elétrica). Esses íons com carga negativa (ânion) e positiva (cátions) fecham o circuito elétrico conduzindo a corrente.

Quem são os bons condutores de eletricidade?

Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

Quais compostos conduzem corrente elétrica no estado sólido?

A grafita é o único composto covalente condutor de corrente elétrica que pode ser encontrado nos estados sólido e líquido.

Porque algumas soluções conduzem corrente elétrica e outras não?

As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres. Entretanto as substâncias moleculares só podem conduzir corrente elétrica em estado gasoso ou submetido a condições extremas.

Qual a substância que conduz a eletricidade?

Uma substância que se dissolve para dar uma solução que conduz eletricidade é chamada de eletrólito. As soluções eletrolíticas (as soluções de eletrólitos), incluem as soluções de compostos iônicos, como o cloreto de sódio e o nitrato de potássio, em água.

Quais os eletrólitos que impedem a passagem da corrente elétrica?

Existem eletrólitos fortes, que praticamente não impedem a passagem dos íons, eletrólitos médios, que apresentam alguma resistência à corrente, eletrólitos fracos, que se opõem fortemente - mas permitem - a passagem da corrente, e os não-eletrólitos, soluções que não permitem que a corrente elétrica os atravesse.

Qual a diferença entre elétrons e corrente elétrica?

Questões como essas nos remetem à mesma resposta: eletrólitos. A corrente elétrica, como sabemos, é o fluxo ordenado de elétrons, ou seja, os elétrons se movimentando de um ponto a outro. Para isso acontecer, duas coisas são fundamentais: uma diferença de potencial, capaz de atrair os elétrons e um meio de propagação que permita sua passagem.

Como os compostos iônicos conduzem eletricidade?

Os compostos iônicos Cu 2+ e Zn 2+ não conduzem eletricidade quando em contato com a prata metálica. Compostos iônicos que contém íons Ag+, quando em contato com o cobre, tornam a solução condutora de eletricidade.

Postagens relacionadas: