Quais são os efeitos do flúor no corpo humano?
Índice
- Quais são os efeitos do flúor no corpo humano?
- O que é o efeito halo do flúor na fluoretação das águas de abastecimento público?
- Como a presença de flúor na água potável de consumo pode influenciar no índice de cárie?
- Quais os 5 tipos de fluoreto existentes no ambiente bucal?
- Qual é a importância de adicionar flúor a água?
- Qual o nome do flúor?
- Como funciona o flúor na boca?
- Qual a via de eliminação do flúor ingerido?
- Qual a principal causa da fluorose?

Quais são os efeitos do flúor no corpo humano?
Os efeitos adversos mais conhecidos da ingestão excessiva de flúor são a fluorose dentária e esquelética, estando também associados outros efeitos como défices cognitivos, citotoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletrolíticas e cancro.
O que é o efeito halo do flúor na fluoretação das águas de abastecimento público?
Por meio do efeito "halo", o consumo de fluoretos se tornou imperceptível e constante mesmo em locais sem fluoretação das águas de abastecimento.
Como a presença de flúor na água potável de consumo pode influenciar no índice de cárie?
Nas águas de abastecimento Isso porque a quantidade correta de flúor aplicada à água combate a formação da cárie. Teores de flúor baixos não reduzem o problema. Teores altos, por sua vez, são igualmente prejudiciais e podem levar à fluorose.
Quais os 5 tipos de fluoreto existentes no ambiente bucal?
Os quatro componentes de flúor mais comumente utilizados são: Fluossilicato de Sódio — Na2SiF6, Ácido Fluossilícico — H2SiF6, Fluoreto de Sódio — NaF e Fluoreto de Cálcio ou Fluorita — CaF2.
Qual é a importância de adicionar flúor a água?
A fluoretação da água é reconhecida como um importante fator para o declínio da prevalência da cárie dentária. Portanto, além de ser mantida, deve ser monitorada, a fim de que o teor de flúor seja mantido dentro dos padrões adequados para o controle da cárie e prevenção da fluorose dentária.
Qual o nome do flúor?
O nome flúor vem do latim fluere, que significa "fluxo" - a fluorita foi um mineral muito utilizado desde a Antiguidade como agente fundente, ou seja, promotor da fusão de outros elementos sólidos. O flúor ingerido é rapidamente absorvido pela mucosa do estômago e do intestino delgado.
Como funciona o flúor na boca?
O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. * Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.
Qual a via de eliminação do flúor ingerido?
O flúor ingerido é rapidamente absorvido pela mucosa do estômago e do intestino delgado. Sua via de eliminação são os rins, responsáveis por eliminarem 50% do flúor diariamente ingerido, e o que sobra tem que encontrar refúgio em alguma parte do corpo, que geralmente é junto ao cálcio de algum dos tecidos conjuntivos.
Qual a principal causa da fluorose?
Uma das principais causas da fluorose é decorrente do aumento do número de vesículas gerado pelos estímulos provocados pelo excesso de flúor, o que faz com que a quantidade de colágeno sintetizado deixa de ser suficiente para supri-las devidamente.