Como identificar esteatorreia?
Como identificar esteatorreia?
Como identificar a esteatorreia A esteatorreia é um sintoma de algumas doenças do sistema gastrointestinal, podendo ser identificada principalmente por meio da presença de gordura nas fezes, o que faz com que fiquem mais amareladas ou esbranquiçadas.
Por que a gordura nas fezes pode acontecer no bebê?
No entanto, a presença de gordura nas fezes, especialmente no bebê, também pode acontecer quando existe alguma doença que está impedindo o organismo de absorver corretamente os alimentos, como: Doença de Whipple.
Como Eliminar o excesso de gordura nas fezes?
Como tratar. Para eliminar o excesso de gordura nas fezes, que é identificado no exame de fezes quando a quantidade de gordura se encontra acima de 6%, é recomendado reduzir a ingestão de gorduras na alimentação e, por isso, é muito importante evitar incluir na dieta alimentos com gorduras ruins como carne vermelha, queijo amarelo ou bacon.
Por que a gordura nas fezes é espumosa?
Gordura nas fezes gera odor forte e aparência espumosa. A presença de gordura nas fezes pode ser visível ou detectada por exames laboratoriais. Caso visível, as fezes tendem a ser espumosas, com odor fétido forte e tendem a sempre flutuar na água. O nome técnico é esteatorreia, que significa excessiva excreção de gordura nas fezes.
Como fazer o exame de gorduras fecais?
Para identificar a presença de gordura nas fezes, é importante fazer um exame de fezes para identificar a quantidade de gordura e a causa da alteração. Assim, para fazer o exame de gorduras fecais deve-se comer alimentos ricos em gordura até 3 dias antes da análise e, no dia deve-se colher uma amostra em casa.