Como saber quem está consultando meu CPF?

Índice

Como saber quem está consultando meu CPF?

Como saber quem está consultando meu CPF?

Através do Serasa, você consegue saber quantas e quais empresas consultaram seu CPF. Com isso, é possível ter em mãos um relatório completo contendo o nome (e outras informações) das instituições financeiras que avaliaram seus dados nos últimos 30 dias.

Como você pode retirar o seu CPF indevidamente?

Entretanto, a Receita Federal aconselha que, se o seu CPF estiver sendo usado indevidamente, você procure também um advogado. Nesses casos, geralmente é necessário recorrer à Justiça para retirar seu nome dos cadastros negativos. Além disso, você pode ajuizar uma ação de danos morais, com direito à indenização.

Como manter o seu CPF limpo e seguro?

Os cuidados que citamos acima são importantes não somente para evitar que seu nome fique sujo por causa de uma fraude. Manter o seu CPF limpo e seguro é fundamental para que o mercado veja você de uma forma positiva. Isso é importante para facilitar sua vida quando você precisar, por exemplo, tomar um empréstimo ou financiar um bem.

Quais são as taxas para monitorar seu CPF?

Há também serviços que cobram pequenas taxas para monitorar seu CPF constantemente. Eles são bastante úteis quando você desconfia que está sendo lesado. Uma maneira de verificar quais são os dados de cadastro de seu CPF, é verificando a situação cadastral pela internet. O site consultarcnpj.com.br permite a consulta de forma gratuita e rápida.

Quando o CPF é consultado para empréstimos?

Com ele, você recebe alertas sempre que seu CPF for consultado para compras ou empréstimos, quando uma empresa é aberta com o seu CPF, quando seu nome estiver perto de ser negativado ou quando o nome for retirado do cadastro de inadimplência. Além desses cuidados de monitoramento, vale a pena reforçar algumas dicas importantes para evitar fraudes.

Postagens relacionadas: