Como saber se você tem cidadania italiana?

Índice

Como saber se você tem cidadania italiana?

Como saber se você tem cidadania italiana?

“Pode reconhecer a cidadania italiana quem possuir um ascendente italiano na família e comprovar por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a transmissão do sangue. Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.”

Como saber se alguém da família tem cidadania italiana?

Bem, primeiramente deve-se saber onde seu familiar solicitou o reconhecimento da cidadania italiana. Se aqui no Brasil, qual foi o consulado italiano. Se foi na Itália, qual foi o Comune. É interessante também saber se a documentação apresentada vai ser útil ao processo, e qual complementação é necessária.

Como saber se tenho direito à cidadania italiana?

Muitas pessoas se perguntam “ como saber se tenho direito à cidadania italiana ?”, por isso, resolvi escrever esse artigo para explicar, de forma simples, as possibilidades. Para saber se tens ou não direito à cidadania italiana é muito importante conhecer as situações contempladas na lei que conferem esse direito à pessoa.

Como é transmitida a cidadania italiana?

A cidadania italiana por filiação ou descendência, chamada ius sanguinis é transmitida em linha reta (pai, avô, bisavô, trisavô e assim por diante) sem limite de gerações, por isso, qualquer informação referente a existência de um italiano dentre os seus ancestrais é um indicativo importantíssimo para saber se existe ou não o direito.

Por que você quer solicitar o reconhecimento da cidadania italiana?

Já deu para imaginar onde vamos chegar com isso, não é mesmo…? Pois é, se você pretende solicitar o reconhecimento da cidadania italiana porque possui antepassados que nasceram na Itália (a chamada “cidadania ius sanguinis”), é muito importante descobrir se o seu antepassado se naturalizou brasileiro.

Como solicitar a cidadania italiana por casamento?

Desde então, o cônjuge estrangeiro tem direito a solicitar a cidadania italiana por casamento, assim como acontece com casais heterossexuais. A naturalização pode ser solicitada após dois anos de casamento com residência na Itália. No entanto, para isso, o cônjuge estrangeiro deve ter preenchido todos os pré-requisitos da cidadania.

Postagens relacionadas: