Qual o exame que detecta a Chikungunya?

Índice

Qual o exame que detecta a Chikungunya?

Qual o exame que detecta a Chikungunya?

“O resultado da detecção por PCR indica a presença do vírus CHIKV, diagnosticando o paciente como portador do vírus. Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista.

Como tratar a chikungunya?

Tratamento de Chikungunya Atualmente, não há tratamento específico disponível para a febre chikungunya. Para limitar a transmissão do vírus, os pacientes devem ser mantidos sob mosquiteiros durante o estado febril, evitando que algum Aedes aegypti o pique, ficando também infectado.

Será que ela ainda sofre com chikungunya?

Só você sentindo para entender”, diz ela, que foi diagnosticada com chikungunya. Hoje, três meses depois, ainda sofre com a doença. A situação não é muito diferente da arquiteta Carina Macêdo, 28. Também infectada com chikunguya em abril, ela ainda lida com as dores.

Qual o país com mais casos de chikungunya?

Em todo o mundo, não houve nenhum outro país com mais casos de chikungunya em junho do que o Brasil, de acordo com o European Centre for Disease Prevention and Control, órgão de vigilância da União Europeia. E, de fato, entre os mais de 40 mil casos no país, a maioria está na Bahia.

Por que a chikungunya é insuportável?

No outro dia, já estava insuportável”, conta Carina. Se tem algo que diferencia a chikungunya de outras arboviroses, é a dor. Conhecida no Brasil desde 2014, ela se tornou uma das “primas” da dengue - justamente por ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que ainda é vetor da zika e da febre amarela.

Postagens relacionadas: