Como usar a CNV?

Índice

Como usar a CNV?

Como usar a CNV?

4 componentes da Comunicação Não-Violenta

  1. Observação. Em primeiro lugar, é necessário observar o que realmente está acontecendo em determinada situação. ...
  2. Sentimento. Depois, é preciso entender qual sentimento a situação desperta depois da observação. ...
  3. Necessidades. ...
  4. Pedido.

Como aplicar a CNV na empresa?

Ao praticar a CNV, busque compreender como você se sente diante de um discurso que não o agrada. É importante ter autoconsciência para se portar melhor forma diante de situações de desconforto.

Como podemos melhorar a CNV no nosso Dia-a-dia?

Comunique suas necessidades se responsabilizando por elas, por exemplo, em vez de dizer “estou irritado porque vocês não ficam quietos” você pode entender quais necessidades suas não estão sendo atendidas e comunicá-las “estou irritado porque eu tenho uma aula para dar e vocês estão atrapalhando o meu trabalho como ...

Como fazer pedido CNV?

As empresas ou sindicatos devem acessar o Sistema GESP para efetuar a emissão da CNV. O documento é expedido em formato de arquivo PDF com QR Code para a verificação de autenticidade. Pode ser impresso em meio papel ou cartão PVC e deve ser entregue ao vigilante para porte exclusivamente em serviço.

Porquê usar a CNV?

Já a comunicação não-violenta influencia a construção de empatia e compaixão entre as pessoas ou até com a gente mesmo. Essa construção facilita que resolvamos conflitos de forma saudável e permite encontrarmos um ponto pacífico nas nossas interações (mesmo que esse ponto seja uma discordância respeitosa).

Qual a importância do CNV?

A essência da Comunicação Não Violenta - CNV está fundamentada na cooperação dos seres humanos entre si, promovendo o respeito, a atenção e a empatia. ... As habilidades de linguagem e comunicação fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas.

Quais os 4 passos da CNV?

Se você já conhece a CNV ou se está conhecendo agora, há grandes chances do seu primeiro contato ter sido os famosos 4 passos: OBSERVAÇÃO, SENTIMENTOS, NECESSIDADES e PEDIDOS. O “passo a passo” que Marshall nos deixou para algo que é bem desafiador: uma forma não-violenta de nos relacionarmos.

Como identificar comunicação violenta?

Existem várias formas de comunicação violenta que praticamos sem ter plena consciência:

  1. Julgamentos.
  2. Bullying.
  3. Transferência de culpa.
  4. Discriminação.
  5. Falar sem escutar.
  6. Criticar os outros e a nós mesmos.
  7. Reação com raiva.
  8. Agir na defensiva.

Como a CNV pode nos ajudar no dia a dia e nas relações interpessoais dentro da empresa?

Desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg e mundialmente reconhecida, a Comunicação Não-Violenta (CNV) é um processo de entendimento que facilita o diálogo por meio da observação e da empatia. Com isso, melhora comprovadamente o clima organizacional e ajuda na resolução de conflitos.

Como expressar sentimentos CNV?

Vejamos alguns exemplos.

  1. O uso de termos como: que, como, como se: Sinto que você deveria falar mais baixo; ...
  2. Vocábulo que seguido de pronomes, como eu, ele, ela, eles, isso, dentre outros: Sinto que eu tenho que estar sempre à disposição; ...
  3. Vocábulo que seguido de nomes ou palavras para referir-se a pessoas:

Postagens relacionadas: